.Probleminha: Uma aproximação do número [tex]\pi[/tex]

Problema
(Indicado a partir do 8º ano do E. F.)


Na Bíblia, o velho testamento é um conjunto de [tex]39[/tex] livros (na versão usada pelos cristãos protestantes).
Em um destes livros, chamado Primeiro Livro dos Reis, o narrador apresenta determinada medição de uma estrutura circular na descrição do Templo construído pelo rei Salomão. O trecho diz o seguinte:

  • "Fez mais o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até a outra borda, perfeitamente redondo, e de cinco côvados de alto; e um cordão de trinta côvados o cingia em redor." (Reis 7:23).

A Bíblia não cita claramente o formato do referido “mar de fundição”, mas o objeto seria um receptáculo para água que poderia ter várias configurações, como ilustrado abaixo.

Admitamos que a citação "dez côvados de uma borda até a outra borda, perfeitamente redondo" referindo-se à parte superior e aberta do mar de fundição, seja uma circunferência de diâmetro [tex]10[/tex] côvados. Consideremos ainda que a citação " cordão de trinta côvados o cingia em redor" esteja relacionada a um cordão que estivesse perfeitamente acoplado à circunferência dessa abertura.
Desta forma, a partir do texto bíblico e das considerações feitas, qual o valor aproximado que podemos obter para o número [tex]\pi[/tex]?

(Côvado é uma medida de comprimento antiga que equivalia, com algumas variações, à distância da ponta do dedo médio até o cotovelo de um homem adulto. Encontramos textos com várias aproximações em centímetros para [tex]1[/tex] côvado: um pouco mais de [tex]50[/tex] centímetros; cerca de [tex]45[/tex] centímetros e até [tex]66[/tex] centímetros.)

Solução 1


Sendo [tex]r[/tex] o raio de uma circunferência, sabemos que o seu comprimento é dado por [tex]\boxed{C=2\cdot \pi \cdot r}\,.[/tex]
Pelo enunciado, podemos fazer
[tex]\qquad 30=2\cdot \pi \cdot 5[/tex]
e, assim, obtemos que [tex]\, \fcolorbox{black}{#eee0e5}{$\pi\simeq 3$}\,.[/tex]


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Solução 2


Sabemos que o raio é de 5 e a circunferência é de 30, além da fórmula que é C= 2. π.r. Assim, colocamos 30 como C e o 5 como r:
C= 2. π.r
30= 2.π. 5
(2.5=10)
30= 10.π
(30:10=3)
π=3
Portanto, estima-se que o π vale 3.


Solução elaborada pelo COM INTELIGÊNIOS.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha-uma-aproximacao-do-numero-texpi-tex/