.Probleminha: Possui solução?

Problema
(Indicado a partir do 7º ano do E. F.)


  • Todo número inteiro é par ou ímpar.

Óbvio, não? A partir dessa simples afirmação, é possível garantir se existe alguma solução somente com números inteiros para a equação [tex]a \cdot b \cdot(a-b)=4505[/tex]?

Solução


Inicialmente, note que o número [tex]4505[/tex] é ímpar. Portanto, para que exista solução para a equação [tex]a \cdot b \cdot(a-b)=4505[/tex], o produto [tex]a \cdot b \cdot(a-b)[/tex] deve resultar em um número ímpar.
Vamos analisar esse produto, considerando os quatro casos possíveis quanto à paridade de [tex]a[/tex] e [tex]b[/tex]:

Caso 1: Se [tex]a[/tex] for par e [tex]b[/tex] for par, então [tex](a-b)[/tex] é par. Logo, o produto [tex]a \cdot b \cdot(a-b)[/tex] é par.

Caso 2: Se [tex]a[/tex] for par e [tex]b[/tex] for ímpar, então [tex](a-b)[/tex] é ímpar. Logo, o produto [tex]a \cdot b \cdot(a-b)[/tex] é par.

Caso 3: Se [tex]a[/tex] for ímpar e [tex]b[/tex] for par, então [tex](a-b)[/tex] é ímpar. Logo, o produto [tex]a \cdot b \cdot(a-b)[/tex] é par.

Caso 4: Se [tex]a[/tex] for ímpar e [tex]b[/tex] for ímpar, então [tex](a-b)[/tex] é par. Logo, o produto [tex]a \cdot b \cdot(a-b)[/tex] é par.

Esgotadas as possibilidades quanto à paridade de [tex]a[/tex] e [tex]b[/tex], percebemos que o produto [tex]a \cdot b \cdot(a-b)[/tex] nunca será ímpar.
Logo, a equação [tex]a \cdot b \cdot(a-b)=4505[/tex] não possui solução inteira.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha-possui-solucao/