b_bgPolya

George Pólya

I_polya
    George Pólya foi um matemático que nasceu em Budapeste, Hungria, no dia 13 de dezembro de 1887. Ele fez contribuições fundamentais para a análise combinatória, teoria dos números, análise numérica e teoria da probabilidade. Ele também é conhecido por seu trabalho em heurística e educação matemática.
     Foi um ótimo estudante no ensino secundário, apesar da escola que frequentava valorizar muito a aprendizagem com base na memória, prática que Pólya considerava monótona e sem utilidade. Licenciou-se em 1905, tendo sido considerado como um dos quatro melhores alunos do seu ano, o que lhe permitiu ganhar uma bolsa de estudo na Universidade de Budapeste. Aí começou por estudar Direito, tal como seu pai. No entanto, achou o curso enfadonho e passou para o curso de línguas e literaturas. Interessou-se, depois, por Latim, Física, Filosofia e, finalmente, por Matemática. Em 1912, concluiu o seu doutoramento.
     No ano 1913 foi para Göttingen, onde conheceu Hilbert. Ainda durante este ano, publicou um dos seus maiores resultados: a solução do problema do passeio aleatório. O ano de 1914 reservou uma surpresa para Pólya; pois, após ter assumido um cargo na Universidade de Zurique, a Hungria o convocou a prestar serviço militar na guerra; porém George Pólya preferiu recusar e se manteve afastado de seu país, até a guerra acabar. Em 1918 se casou com Stella Weber, permanecendo juntos até à sua morte. Em 1924 publicou a classificação dos planos de simetria em dezessete grupos, o que mais tarde viria a inspirar Escher. Em 1925, juntamente com Szegö, publicou: “Aufgaben und lehrsätze aus der Analysis” e “Die grundlehren der mathematischen wissenschaften“. No ano de 1940, receoso de que a Alemanha de Hitler invadisse a Suíça, Pólya mudou-se para os Estados Unidos, onde lecionou na Universidade de Stanford.
     Finalmente, em 1945 publicou um dos seus livros mais famosos: “How to Solve it“. Seguiram-se “Isoperimetric Inequalities im Mathematical Physics” (1951); “Matemathics and Plausible Reasoning” (1954) e “Mathematical Discovery” (1962-64).
     Em 1953 Pólya se aposentou de Stanford, mas continuou com uma vida extremamente ativa na matemática, preocupando-se particularmente com a educação matemática. Ele continuou como professor emérito de Stanford e, em 13 de dezembro de 1977, lá foi oferecido um jantar para marcar seu aniversário de 90 anos, ocasião em que muitos amigos e colegas prestaram-lhe homenagens. Sua carreira como professor, no entanto, ainda não tinha terminado, e em 1978 ele ministrou um curso sobre análise combinatória no Departamento de Informática da Universidade de Stanford.
     George Pólya morreu em 7 de setembro de 1985, na cidade de Palo Alto, na Califórnia.

I_PolyaAt90


ROTEIRO PARA RESOLVER PROBLEMAS


Procurando organizar um pouco o processo de resolução de problemas, o grande matemático George Polya o dividiu em quatro etapas

I_Capturar



Fontes:
[1]
[2]
[3]
(Todas acessadas em 21/09/20)

Ícaro do Nascimento Silva
aluno do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_bgpolya/

Deixe uma resposta