A História da Matemática – Episódio 2
Segundo episódio da série A História da Matemática, uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia.
A série é conduzida pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo esforço que faz para popularizar a Matemática.
O Gênio do Oriente
Neste segundo episódio continuamos nossa viagem pelo mundo antigo. Agora vamos à China, à Índia e ao Mundo Árabe para nos encontrar com os números negativos, com frações decimais e, principalmente, com o sistema de numeração posicional e o ZERO. Nesta viagem veremos, também, a semente do que hoje conhecemos como Álgebra, razões trigonométricas, o Pi e muitas equações. Conheceremos contribuições de Brahmaguata; Bhaskara; Arrabbiata; Al-Khwarizmi; Omar Khayyām; Fibonacci; Bolonha; Tartaglia; Cardano e Ferrari.
Está esperando o quê? Clique na telinha e boa viagem ! !
A História da Matemática
O Gênio do Oriente – Resumo*
Após a queda do Império Grego, o desenvolvimento da Matemática dedutiva sofreu um grande impacto. O oriente, porém, continua a desenvolver ideias e conceitos importantes em Matemática. Esse filme apresenta uma belíssima parte da História que resgata a importância da China, da Índia e do mundo árabe antes e depois dos , gregos na construção da Matemática, até o século XVI. Resultados ricos e criativos como a criação de um sistema de numeração decimal; a resolução de problemas comerciais; a resolução de equações algébricas por métodos numéricos e de sistema lineares; o desenvolvimento da regra de três; a concepção do zero e do infinito; a tradução e preservação de escritos gregos dentre outros são apresentados nesse episódio, mostrando que o desenvolvimento da Matemática não morre com os gregos, mas caminha para direções diferentes e importantes que influenciarão profundamente o ocidente, durante e após o Renascimento. Mais uma rica contribuição para que alunos e professores vejam a Matemática como uma produção cultural da humanidade, transformando e sendo transformada pelas necessidades das civilizações no seu processo de desenvolvimento.
(*) TV Escola
1 comentário
Interessante, cheio de curiosidades!