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.Problema para ajudar na escola: Um sistema complicadinho…

Problema
(A partir da 1ª série do E. M.- Nível de dificuldade: Difícil)


Determine a solução do sistema de inequações abaixo.

{x413x2+36<03x12x+21

explicador_p

Lembretes

{\color{#800000}(1)} O gráfico de uma função quadrática h:\mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R} dada por h(x)=ax^2+bx+c,\, a\not=0, é uma parábola com eixo de simetria paralelo ao eixo Oy, sendo sua concavidade voltada para cima se a\gt 0 e voltada para baixo se a\lt0.

{\color{#800000}(2)} Se \Delta= b^2-4ac, as coordenadas do vértice da parábola são dadas por (x_v,y_v)=\bigg(\dfrac{-b}{2a},\dfrac{-\Delta}{4a}\bigg), sendo que x_v=\dfrac{-b}{2a}\, e \, y_v=\dfrac{-\Delta}{4a} indicam, respectivamente:

o ponto de mínimo e o valor mínimo da função h, se a concavidade estiver voltada para cima;
o ponto de máximo e o valor máximo da função h, se a concavidade estiver voltada para baixo.

Visualizem as informações fornecidas no lembrete {\color{#800000}(2)}, se \Delta \gt 0,
clicando no botão abaixo.

Solução


Para determinar a solução do sistema de inequações dado, vamos determinar a solução de cada desigualdade e fazer a interseção das duas soluções.

    (I) Observe, inicialmente, a seguinte sequência de desigualdades equivalentes:
    \qquad \begin{align*}\boxed{\dfrac{3x-12}{x+2}\leqslant 1} &\iff \dfrac{3x-12}{x+2}-1\leqslant 0\iff\\ & \iff \dfrac{(3x-12)-(x+2)}{x+2}\leqslant 0 \iff\\ & \iff\dfrac{3x-12-x-2}{x+2}\leqslant 0 \iff \\ &\iff \boxed{\dfrac{2x-14}{x+2}\leqslant 0}\,. \end{align*}
    Assim, podemos determinar a solução da inequação \boxed{\dfrac{3x-12}{x+2}\leqslant 1} fazendo o estudo de variação de sinal da expressão \boxed{\dfrac{2x-14}{x+2}} e determinando para quais valores reais de x essa expressão é não positiva (negativa ou zero). Para isso, vamos estudar a variação de sinal do numerador e do denominador da fração.

    • Em um plano cartesiano xOy as equações y=x+2\, e \,y=2x-14 definem duas retas oblíquas, a primeira cortando o eixo Ox em x=-2 e a segunda em x=7.
      Veja um esboço do gráfico das duas retas:

      e o estudo da variação de sinal do quociente \dfrac{2x-14}{x+2}:

    O estudo da variação de sinal do quociente poderia também ser feito observando que:
    \qquad \begin{cases} 2x-14 \gt 0 \iff 2x \gt 14 \iff x \gt 7; \\ 2x-14 = 0 \iff 2x = 14 \iff x = 7; \\ 2x-14 \lt 0 \iff 2x \lt 14 \iff x \lt 7. \end{cases}
    e
    \qquad \begin{cases} x+2 \gt 0 \iff x \gt -2; \\ x+2 = 0 \iff x = -2; \\ x+2 \lt 0 \iff x \lt -2. \end{cases}

    De toda forma,
    \qquad \textcolor{#0c66ff}{\dfrac{2x-14}{x+2}\leqslant 0 \iff -2 \lt x \leqslant 7}
    e, portanto, a solução da inequação \dfrac{3x-12}{x+2}\leqslant 1 é o intervalo \fcolorbox{black}{#b8cae9}{$S_1=]-2,7]$}\,.
    (II) Para determinarmos a solução da desigualdade x^4-13x^2+36 \lt 0 teremos um pouquinho mais de trabalho!
    Inicialmente, faremos uma mudança de variável: x^2=t. Com isso, a desigualdade x^4-13x^2+36 \lt 0 passará a ser escrita como t^2-13t+36 \lt 0 e faremos, então, o estudo de variação de sinal da expressão t^2-13t+36 para determinarmos quais os valores reais de t que tornam essa expressão negativa. Vamos lá!

    • Analisaremos o sinal da função f:\mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R} definida por f(t)=t^2-13t+36. Lembramos que analisar o sinal de uma função significa determinar quais valores do seu domínio têm imagens iguais a zero, quais têm imagens positivas e quais têm imagens negativas. No nosso caso, queremos determinar os valores de t que têm imagens negativas.
      Em um plano cartesiano tOy o gráfico de f define uma parábola com eixo de simetria paralelo ao eixo Oy e concavidade voltada para cima. Para traçar um esboço dessa parábola e analisar a variação de sinal de f, vamos precisar das raízes da equação de segundo grau t^2-13t+36=0. São elas:
    • \qquad t=\dfrac{-(-13)\pm\sqrt{(-13)^2-4\cdot 1\cdot 36 }}{2 \cdot 1}\\ \qquad t=\dfrac{13\pm\sqrt{169-144}}{2}\\ \qquad t=\dfrac{13\pm\sqrt{25}}{2} \\ \qquad t_1=\dfrac{13-5}{2}=4 \qquad \text{e}\qquad t_2=\dfrac{13+5}{2}=9\,.

      Veja um esboço do gráfico de f:

      e sua variação de sinal:

      Logo, \textcolor{red}{t^2-13t+36 \lt 0 \iff 4 \lt t \lt 9}.

    Voltando à variável inicial x, temos que x^4-13x^2+36 \lt 0 \iff 4 \lt x^2 \lt 9. Com isso, precisamos determinar para quais valores reais de x temos 4 \lt x^2 \lt 9.
    Observe que 4 \lt x^2 \lt 9 é equivalente a duas desigualdades simultâneas: 4 \lt x^2\, e \, x^2 \lt 9. Assim, para obter a solução da segunda desigualdade que compõe o sistema inicial definido no problema, vamos resolver essas duas novas inequações e fazer a interseção de suas soluções.
    Para isso, vamos fazer o estudo da variação de sinal das funções g,h:\mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R} definidas por g(x)=x^2-4\, e \, h(x)=x^2-9, uma vez que \boxed{4 \lt x^2 \iff 0 \lt x^2-4}\, e \, \boxed{x^2 \lt 9 \iff x^2-9 \lt 0}\,.

    • Os gráficos das funções g,h:\mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R} em um plano cartesiano xOy são parábolas com seus respectivos eixos de simetria paralelos ao eixo Oy e concavidades voltadas para cima.
    • Para um esboço dessas parábolas vamos determinar as raízes das equações do segundo grau x^2-4=0\, e \, x^2-9=0:
      \begin{array}{l|l} \quad \quad x^2-4=0 \quad & \quad x^2-9=0\\ \quad \quad x^2=4 \quad & \quad x^2 =9\\ \quad \quad x_1=2 \qquad \text{e}\qquad x_2=-2\,. \quad & \quad x_3=3 \qquad \text{e}\qquad x_4=-3\,.\\ \end{array}
      A partir dessas raízes, obtemos um esboço dos gráficos de g\, e \,h\,:


      e as duas variações de sinais de que precisamos:

    A pergunta cuja resposta fornecerá a solução S_2 da desigualdade x^4-13x^2+36 \lt 0 é: para que valores reais de x temos \boxed{0 \lt x^2-4}\, e \, \boxed{x^2-9 \lt 0} ?
    Vamos olhar as duas últimas variações de sinal juntas para responder a essa pergunta e determinarmos S_2:

    portanto, \fcolorbox{black}{#d2ffe6}{$S_2=]-3,-2[ \cup ]2,3[$}.

Finalmente, por (I) e por (II), a solução S do sistema de inequações proposto no problema já pode ser calculada:
\qquad S=\textcolor{#0c66ff}{S_1} \cap\textcolor{#00B050}{S_2}
\qquad S=\textcolor{#0c66ff}{]-2,7]} \cap \left(\textcolor{#00B050}{]-3,-2[ \cup ]2,3[}\right)
\qquad S=]2,3[\,.

Portanto, a solução do sistema de desigualdades proposto é \, \fcolorbox{black}{#eee0e5}{$S=]2,3[=\{x \in \mathbb{R} \text{ tais que } 2 \lt x \lt 3\}$}\,.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

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