E haja unidades de medida! – Oficina 1

Oficina 1


Medindo o tempo – Construção de uma Ampulheta

A Ampulheta, relógio de areia, foi bastante utilizada pelos povos do Oriente Médio, onde a areia era abundante. É um dos objetos mais antigos para medir o tempo; a sua invenção é atribuída a um monge francês chamado Luipraud que viveu no século VIII.
É um instrumento para medição do tempo que funciona como um cronômetro, e não como um relógio, já que ela mede um período de tempo fixo. O seu princípio é bem simples: trata-se de um instrumento de vidro ou plástico transparente, com dois recipientes do mesmo tamanho que comunicam entre si por um pequeno orifício no centro do dispositivo. É colocada em um dos recipientes uma quantidade de areia suficiente para encher a metade ou pouco mais da sua capacidade. Então a ampulheta é posicionada de modo que o recipiente que recebeu a areia fique em cima; assim, a gravidade fará com que a areia escoe pelo orifício e se acumule no recipiente que está na parte de baixo. Quando esse recipiente de baixo receber toda a areia, a ampulheta deve ser virada manualmente, de modo que o recipiente de baixo, agora com a areia, passe a ser o de cima e a areia comece a cair e a escoar pelo orifício novamente.

Imagens extraídas, respectivamente, da Wikipédia e do Freepik



Pesquisem um pouco mais sobre a Ampulheta.
Com a supervisão de pelo menos um adulto, construam uma Ampulheta caseira.



  • Para construir uma ampulheta bem simples, cliquem no botão a seguir e visitem uma das páginas da CHC – Ciência Hoje das Crianças.

  • Para construir uma ampulheta mais sofisticada, assistam aos próximos vídeos, clicando nas respectivas telinhas.


Relógio de Areia – Ampulheta Super Fácil!


Ampulheta com frascos de perfume


Como fazer uma Ampulheta para medir o tempo



Equipe COM – OBMEP

Voltar para Sala Inicial


Smiles extraídos de Freepik

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/e-haja-unidades-de-medidas-oficina-1/