b_John Venn

John Venn

       John Venn foi um matemático e lógico inglês que nasceu em 4 de agosto de 1834, em Hull-Inglaterra, e morreu em 4 de abril de 1923, em Cambridge-Inglaterra.
        Mais conhecido pelos diagramas que levam seu nome e podem ser usados para ilustrar operações elementares e relações de inclusão e exclusão entre conjuntos, Venn tez contribuições importantes para Lógica Matemática, Teoria da Probabilidade e Filosofia da Ciência. Ele estudou no Gonville and Caius College na Universidade de Cambridge, onde se formou em Matemática em 1857. Foi nomeado Professor em 1862 na Universidade de Cambridge, onde ensinou lógica e filosofia da ciência.
       Venn escreveu Logic of Chance (a Lógica de Chance) em 1866, considerada uma obra muito original e que influenciou o desenvolvimento da Estatística. Publicou também Symbolic Logic (Lógica Simbólica) em 1881 e The Principles of Empirical Logic (Os Princípios da Lógica Empírica) em 1889.
        Em 1883, John Venn foi eleito Fellow da Royal Society (instituição destinada à promoção do conhecimento científico fundada em 1660, em Londres) e, no mesmo ano, recebeu o título de Sc.D. (Doctor of Science – Doutor em Ciência) por Cambridge.
        Os famosos Diagramas de Venn apareceram pela primeira vez em um trabalho de lógica formal de John Venn intitulado “Da representação mecânica e diagramática de proposições e raciocínios” publicado em 1880 na Philosophical Magazine and Journal of Science. Embora na época já existissem outras formas de representação geométrica que poderiam ser utilizadas om operações e relações elementares entre conjuntos, o método de Venn superava os anteriores em termos de clareza e simplicidade. Mas o próprio Venn não se referia aos diagramas que utilizava como sendo da sua autoria, mas sim como círculos eulerianos, referência aos diagramas criados pelo matemático suíço Leonhard Euler (1707-1783), motivo pelo qual alguns autores, ainda nos dias de hoje, se referem a Diagramas de Venn como Diagramas de Euler-Venn.

       Venn não se dedicou à Matemática e à Lógica por toda a sua vida; o interesse dele se voltou para a História e ele marcou essa mudança de interesse fazendo a doação de sua grande coleção de livros sobre Lógica para a Biblioteca da Universidade de Cambridge em 1888. Em 1897, ele escreveu uma história de sua faculdade: A Biographical History of Gonville and Caius College 1349 – 1897. Essa não foi a única obra de História publicada por John Venn, ele também publicou os anais que traçavam a história de sua própria família até o século XVII (1904); em 1910 publicou um tratado sobre um dos fundadores do seu Colégio. Três anos depois, ele publicaria Early Collegiate Life. Finalmente, Venn empreendeu a tarefa de compilar uma história dos ex-alunos da Universidade de Cambridge: o primeiro volume foi publicado em 1922 e ele foi auxiliado por seu filho John Archibald Venn nesta tarefa; no momento da morte de Venn a segunda parte da história estava manuscrita.



Curiosidades

  • John Venn foi ordenado padre anglicano em 1859. Seu pai e seu avô eram também reverendos: Rev. Henry Venn e Rev. John Venn (como ele). Em 1883, ele renunciou ao clero.
  • Além de matemático e sacerdote, John Venn foi alpinista, um botânico afiado, um jardineiro apaixonado e um pouco inventor. Ele e seu filho patentearam em 1909 uma máquina portátil que lançava bolas de críquete. Quando o time australiano de críquete visitou Cambridge naquele ano, sua máquina derrubou o jogador estrela do time australiano quatro vezes!
  • Imagem extraída de Upland



    Uma homenagem moderna

    No dia 4 de agosto de 2014, ocasião do que seria seu 180º aniversário, John Venn foi homenageado pelo site de buscas Google que, em sua página inicial, disponibilizou um doodle (Versão modificada do logotipo do Google usada para feriados, aniversários de pessoas famosas e eventos importantes.) e um aparato com o qual é possível brincar com elementos de diferentes conjuntos, ilustrando operações de interseção entre dois assuntos.

    O aparato, acessado a partir do doodle em questão, é interativo e apresenta dois círculos, com uma área de intersecção no meio. Cada um dos círculos possui cinco opções de escolha:
    – para o primeiro círculo é possível escolher as seguintes categorias: Mamíferos, Música, Transporte, Vegetação e Vida Marinha;
    – para o segundo é possível escolher as seguintes categorias: Microscópicos, Com Asas, Melhor no Frio, Com Casca e Espaço.
    As categorias escolhidas podem ser combinadas, o que resulta em interseções inusitadas e bem divertidas. Nas imagens a seguir as escolhas feitas foram Transporte/Com asas e Musical/Melhor no frio.


    Ainda é possível acessar esse doodle, clicando neste link. Na janela nova que irá abrir no seu navegador, clique no botão play (setinha branca indicada na figura a seguir) e BOA DIVERSÃO!

    Após clicar no botão de play dois círculos ilustrando grupos distintos serão exibidos. Ao clicar em uma das cinco opções de elementos do primeiro círculo, o segundo grupo sugere mais cinco opções para a escolha de outro elemento.
    Feitas as escolhas, um objeto que atende às duas escolhas é exibido, indicando a interseção dos dois conjuntos selecionados.
    Se não conseguir acessar o doodle ou se precisar de mais explicação, assista ao vídeo abaixo. O vídeo é em inglês, mas é bastante intuitivo

    É só clicar na telinha!



    Referências, Imagens e Vídeo:
    [1] Google Doodles (Último acesso em 20/06/20)
    [2] Guia do Estudante (Último acesso em 20/06/20)
    [3] Internet Archive (Último acesso em 20/06/20)
    [4] MacTutor History of Mathematics (Último acesso em 20/06/20)
    [5] Wikipédia (Último acesso em 20/06/20)
    [6] YouTube (Último acesso em 20/06/20)

    Visite a Sala de Estudos sobre Diagrama de Venn do nosso Blog. É só clicar AQUI!

    Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_john-venn/