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(A) Problema para ajudar na escola: Todas as diferenças

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Problema
(A partir do 9º ano do E. F. – Nível de dificuldade: Médio)


(Um Círculo Matemático de Moscou – Adaptado) Amanda escolheu onze números naturais e, dois a dois, calculou todas as diferenças possíveis entre esses números.
É possível garantir que Amanda tenha encontrado alguma diferença divisível por 5?
E por 10?

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💡 Ajuda para as Soluções 1 e 2 💡

Princípio das casas de pombos: Se tivermos n+1 pombos para serem colocados em n casas, então pelo menos uma casa deverá conter mais de um pombo.

(Se você não conhece esse Princípio, clique AQUI.)

Solução 1


O último algarismo de qualquer número natural é 0,1,2,3,4,5,6,7,8 ou 9, ou seja, são dez possibilidades. Assim, como Amanda escolheu onze números, na pior das hipóteses, dois deles terminam com o mesmo algarismo. Essa afirmação é bastante intuitiva, mas é garantida matematicamente pelo Princípio das casas de pombos: temos 10 algarismos finais (casas) para serem associados a 11 números (pombos); então pelo menos um algarismo final deverá ser associado a mais de um número.
Dessa forma, a diferença de dois dos números que têm o mesmo algarismo final será um número que termina em zero:
a1a2ub1b2u=c1c20.
Bom, um número que termina em zero é divisível por 10 e, consequentemente, por 5. Assim, Amanda com certeza encontrou pelo menos uma diferença divisível por 5 e por 10.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

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💡 Ajuda para a Solução 2 💡

Sejam n e a números naturais, com a0.
O que acontece com o quociente e o resto da divisão de n por a?

Observemos…

na
rq
Ao dividirmos n por a encontraremos um quociente q e um resto r, naturais e únicos, tais que:
(1)0r<a (2)n=q×a+r.

Solução 2


Embora seja possível resolver os itens (a) e (b) simultaneamente, vamos resolvê-los separadamente para reforçar o raciocínio que utilizaremos.

    (a) Utilizando a segunda Ajuda, observamos que, ao dividir um número natural por 5, podemos obter cinco restos: 0,1,2,3,4. Assim, temos 5 restos para serem associados aos 11 números escolhidos por Amanda e com isso, pelo Princípio das casas de pombos, pelo menos um resto deverá ser associado a mais de um desses números, digamos números x e y.
    Utilizando a segunda Ajuda novamente, temos:

    x=5q1+r e y=5q2+r, com r,q1,q2N tais que 0r<5.

    Dessa forma, supondo sem perda de generalidade que x>y, obtemos que

    xy=5(q1q2)+0, com q1q2N.

    Pela unicidade do resto em uma divisão, concluímos que a diferença xy é divisível por 5.

    (b) Utilizando a segunda Ajuda, observamos que, ao dividir um número natural por 10, podemos obter dez restos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9. Assim, temos 10 restos para serem associados aos 11 números escolhidos por Amanda.
    Logo, pelo Princípio das casas de pombos, pelo menos um resto deverá ser associado a mais de um desses números, digamos os números t e z.
    Utilizando a segunda Ajuda novamente, temos:

    t=10q3+r1 e z=10q4+r1, com r1,q3,q4N tais que 0r1<10.

    Dessa forma, supondo sem perda de generalidade que t>z, obtemos que

    tz=10(q3q4)+0, com q3q4N.

    Pela unicidade do resto em uma divisão, concluímos que a diferença tz é divisível por 10.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

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