Porcentagem
A porcentagem, simbolizada por [tex]\%[/tex], é uma ferramenta muito utilizada quando nos referimos, principalmente, a atrativos comerciais.
É um conceito muito importante, pois invade o comércio sob diversas formas e idiomas diferentes.
A porcentagem sempre está presente expressando desconto ou aumento, quer seja para antecipar uma parcela de um financiamento ou mesmo para calcular a multa devida ao atraso de alguma prestação. Sem o conhecimento básico desse assunto, as pessoas podem cair em algumas “armadilhas”.
[tex]\qquad \qquad 10\%[/tex] de desconto ou [tex](10\%)^2[/tex] de desconto.
Entendeu? O que você escolheria?
Pois é! É necessário ter um mínimo de conhecimento em porcentagem.
Pense um pouco e mais tarde voltaremos a essa pergunta.
Porcentagem X Fração
A porcentagem apresenta estreitas ligações com a ideia de fração, já que porcentagem pode ser definida como uma razão na forma [tex]\dfrac{a}{100}[/tex], na qual [tex]a[/tex] é um número real. Essa razão é comumente escrita na forma [tex]a\%[/tex] (Leitura: [tex]a[/tex] por cento, isto é, “[tex]a [/tex] por cem”).
Particularmente, a fração [tex]\dfrac{1}{100}[/tex] (a centésima parte de um todo, ou seja, uma das cem partes nas quais um todo foi dividido) é denotada por [tex] 1\%[/tex] (um por cento, isto é, “um por cem”).
Portanto, [tex]\fcolorbox{black}{#d4ccbe}{$1\%=\dfrac{1}{100}=0,01$}[/tex].
Nesta altura do campeonato, alguém pode estar se perguntando: mas qual é a vantagem de se utilizar porcentagem, já que podemos utilizar simplesmente frações?
Observando que esses quatro vereadores não foram eleitos em um mesmo município, necessariamente, proporcionalmente qual foi o mais votado da região?
Talvez fosse mais fácil responder a essa pergunta se o resultado da votação fosse divulgado da maneira abaixo, não é?
Tá certo que a mera apresentação de frações com o mesmo denominador já ajuda na comparação de razões; mas, mostrando por uma porcentagem o que uma dada fração representa em um grupo de 100 coisas, muitas vezes fica mais claro para quem não é da área da Matemática, pois o valor representativo comparativo dá uma boa noção de comparação. Veja, por exemplo, que [tex]15\%[/tex] de um grupo de [tex]100[/tex] alunos parece ser mais fácil de calcular que [tex]15\%[/tex] de um grupo de [tex]67[/tex] alunos. Quando falamos que uma quantidade representa [tex]50\%[/tex] de outra quantidade, já temos uma ideia de metade, posto que o todo é [tex]100\%[/tex]. Quando falamos que algo representa [tex]40\%[/tex] ou [tex]45\%[/tex], sabemos que é um pouco menos que a metade, e assim por diante. E como [tex]100\%=\dfrac{100}{100}=1[/tex], dizemos que [tex]100\%[/tex] é o “nosso todo”.
Matematicamente, a porcentagem pode ser representada de três maneiras diferentes: um número com o símbolo [tex]\%[/tex]; na forma de razão, com o denominador [tex]100[/tex]; ou como um número decimal. Assim:
[tex] \, 30\%[/tex] é o mesmo que [tex]\dfrac{30}{100}[/tex], ou [tex]0,30[/tex] na forma decimal;
[tex]120\%[/tex] é o mesmo que [tex]\dfrac{120}{100}[/tex], ou [tex]1,20[/tex] na forma decimal;
[tex]200\%[/tex] é o mesmo que [tex]\dfrac{200}{100}[/tex], ou [tex]2,00[/tex] na forma decimal;
[tex] \, 20\%[/tex] é o mesmo que [tex]\dfrac{20}{100}[/tex], ou [tex]0,20[/tex] na forma decimal;
[tex] \, \, \, 2\%[/tex] é o mesmo que [tex]\dfrac{2}{100}[/tex], ou [tex]0,02[/tex] na forma decimal;
mas, dependendo do contexto, a porcentagem escrita na forma de razão é chamada de taxa percentual.
Porcentagem X Regra de três
Saber efetuar cálculos de porcentagem é fundamental, uma vez que, de promoções a financiamentos, diariamente nos deparamos com situações que requerem utilização de porcentagem. Muitas dessas situações podem ser resolvidas a partir de três “situações básicas”, cujas respectivas soluções envolvem tão somente uma regra de três simples:
[tex](i)[/tex] conhecemos o valor total (o que corresponde a [tex]100\%[/tex]) e queremos o valor correspondente a uma porcentagem desse total;
[tex](ii)[/tex] conhecemos o valor correspondente a uma porcentagem do total e queremos esse valor total (o que corresponde a [tex]100\%[/tex]);
[tex](iii)[/tex] conhecemos, respectivamente, os valores correspondentes ao todo e a uma porcentagem desse todo e queremos a porcentagem ([tex]p\%[/tex]).
Cliquem no botão abaixo e vejam exemplos
que ilustram como utilizar Regra de três nessas situações.
Alguns cálculos e dicas
➤ Uma primeira situação prática de aplicação de porcentagem.
☛ Se cada picolé for revendido por [tex]R\$\ 1,00[/tex], observa-se, claramente, um aumento de [tex]100\%[/tex] no preço original, pois o valor dobrou.
☛ Considere que esse mesmo picolé seja vendido por [tex]R\$\ 2,00[/tex].
Parece inacreditável que está embutido um aumento de [tex]300\%[/tex] nessa venda.
➤ Um exemplo bastante interessante.
Considere que cada capa no atacado é vendida por [tex]R\$\ 4,00[/tex] e, no varejo, por [tex]R\$\ 10,00[/tex].
● Como faríamos para determinar o desconto proporcionado na compra no atacado?
● Como faríamos para determinar o percentual de aumento no preço unitário na compra feita no varejo?
☛ Observem que foi de fundamental importância saber o valor de referência para se efetuar o cálculo correto da porcentagem!
➤ Podemos explorar um pouco mais situações como a do exemplo anterior e lembrar que:
☛ Para saber o preço final de um produto, após um aumento de [tex]40\%[/tex], basta multiplicar o preço atual por [tex]1,4[/tex]. Assim, por exemplo, um objeto que custa [tex]R\$\ 100,00[/tex]; quando aumentamos [tex]40\%[/tex] o valor desse objeto, o mesmo passará a custar [tex]1,4[/tex] vezes o valor original, ou seja, [tex]R\$\ 140,00[/tex].
☛ Analogamente, ao darmos um desconto de [tex]40\%[/tex], o valor do objeto deve ser multiplicado por [tex](1-0,4)=0,6[/tex], ou seja, passará a ser [tex]0,6.100=60[/tex] reais.
➤ E nas situações onde estão envolvidos aumentos e descontos?
Será que a ordem na qual as operações são feitas influenciará o resultado final?
Vamos ver…
● No primeiro caso, o valor de [tex]R\$\ 1\ 000,00[/tex] sofreu um desconto de [tex]20\%[/tex] e ficará [tex]0,8 \cdot 1\ 000= 800[/tex] reais. Após um aumento de [tex]10\%[/tex], passará a valer [tex]1,1 \cdot 800=880[/tex] reais.
● No segundo caso, o valor de [tex]R\$\ 1\ 000,00[/tex] sofreu um aumento de [tex]10\%[/tex] e ficará [tex]1,1 \cdot 1\ 000=1\ 100[/tex]. Após um desconto de [tex]20\%[/tex], passará a valer [tex]0,8 \cdot 1\ 100=880[/tex].
☛ Outra forma mais prática de mostrar que o valor não se altera, seria fazer:
[tex]\qquad \qquad 1\ 000 \cdot 0,8 \cdot 1,1=1\ 000 \cdot 1,1 \cdot 0,8=880[/tex].
➤ Você sabe como calcular porcentagem usando a calculadora?
Quer ver um exemplo?
Vamos, então, calcular [tex]20\%[/tex] de [tex]R\$\ 400,00[/tex].
☛ utilizando a calculadora padrão do Windows:
[tex](1^\circ)[/tex] Ligue a calculadora (ON) e digite [tex]20[/tex].
[tex](2^\circ)[/tex] Pressione o sinal de multiplicação [tex](X\ ou\ *)[/tex].
[tex](3^\circ)[/tex] Digite [tex]400[/tex] e pressione a tecla [tex]\%[/tex].
☛ Na maioria das calculadoras científicas, o procedimento é:
[tex](1^\circ)[/tex] Ligue a calculadora (ON), digite [tex]20[/tex].
[tex](2^\circ)[/tex] Aperte no sinal de multiplicação [tex](X\ ou\ *)[/tex].
[tex](3^\circ)[/tex] Digite [tex]400[/tex], pressione a tecla [tex]2ndF(shift)[/tex], pressione a tecla [tex]\%[/tex].
[tex](4^\circ)[/tex] Pressione a tecla do sinal de igualdade [tex]=[/tex].
Exercitem com outros valores!
É preferível [tex]10\%[/tex] de desconto ou [tex](10\%)^2[/tex] de desconto?
Acertou se escolheu [tex]10\%[/tex] de desconto, pois [tex](10\%)^2[/tex] nada mais é que
[tex]\qquad \qquad\left(\dfrac{10}{100}\right)^2=\left(\dfrac{1}{10}\right)^2=\dfrac{1}{100}=1\%[/tex].
Entendeu porque é necessário saber operar com porcentagens?
Esse é um assunto da Matemática que é aplicado em
todos os ramos do conhecimento humano.
Atividades
Atividade 1
Que tal alguns problemas para exercitar?
Então cliquem no botão abaixo e
BOA DIVERSÃO!
Atividade 2
Há ainda diversas aplicações da porcentagem no que se refere à Geografia (estudos na população), Biologia (taxas percentuais de componentes, genética), carga tributária (impostos de uma forma geral).
Pesquisem sobre esses ou outros temas, procure seus professores e profissionais das áreas pesquisadas, façam cartazes, gravem entrevistas e mostrem para seus colegas de escola onde a porcentagem está inserida.
Bom trabalho, pessoal!
Atividade 3
Vocês sabiam que porcentagem costuma ser muito utilizada em reportagens?
De fato, basta abrir jornais, revistas de economia e outras para ver que realmente isso acontece.
Então, encontrem e discutam 3 reportagens que utilizem dados em forma de porcentagem e se preparem para a próxima atividade!
Atividade 4
Dengue, Zika e Chikungunya assustaram o Brasil nos últimos tempos. Entrevistem seus colegas e professores com a seguinte pergunta: “Você ou alguém que vive com você já contraiu alguma dessas doenças?”
Elaborem uma pequena notícia contendo as seguintes informações:
(i) O número de pessoas que foram entrevistadas;
(ii) A porcentagem dos entrevistados que é composta por professores e a que é composta por alunos;
(iii) A porcentagem dos entrevistados que já contraiu ou conviveu com alguém que tenha contraído alguma dessas doenças.
pois, afinal de contas,
Agora, vocês são os repórteres!
Equipe COM – OBMEP
➨ Banco Internacional de Objetos Educacionais (Último acesso em 23/11/16)
➨ 123 Para colorear (Último acesso em 23/11/16)