OBESIDADE,
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Apresentação do Tema
A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde como a doença epidêmica do século 21.
De acordo com estatísticas, um terço dos adultos são considerados obesos nos Estados Unidos. No Brasil, recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5%.
Para conscientizar a população dos malefícios causados à saúde pelo excesso de peso, é celebrado em 11 de outubro o Dia Internacional de Combate à Obesidade.
Apresentamos aqui atividades matemáticas que propiciam conhecimento desse problema e contribuem para reflexão.
Um vídeo para iniciar…
Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares.
Você conhece esse mal ?
Muito além do peso – Trailer
Cliquem na setinha e apenas assistam ao vídeo
Uma pesquisa para os membros do Clube
Busquem informações na Internet, em livros e não dispensem a ajuda imprescindível de seus professores!
1) IMC.
2) Obesidade: o mal do século.
3) Obesidade infantil.
4) Obesidade visceral.
5) Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
6) Tabelas e Gráficos.
Por onde começar:
➙ Gráficos e Tabelas
➙ IMC
➙ Obesidade
➙ Obesidade no Brasil
➙ Obesidade infantil
➙ Proporcionalidade
(Sites acessados em 28/08/2020)
Oficina sobre Obesidade
Proponham para os seus professores de Ciências, Educação Física e Matemática a realização de uma oficina:
Abaixo disponibilizamos material para que vocês desenvolvam essa atividade e, fora esse material disponibilizado, vocês só irão precisar de algumas balanças de banheiro e fitas métricas.
Então, mãos à obra: com a devida autorização dos responsáveis pela escola,
- escolham um bom dia para realizar a oficina,
- confeccionem cartazes,
- visitem as salas de aula da escola para fazer a divulgação e
- Bom Trabalho!
1) Texto básico
❏ Oficina_obesidade_texto.pdf
2) Instruções
❏ Oficina_obesidade_instrucoes.pdf
3) Modelos de fichas para os levantamentos de dados propostos
❏ Oficina_obesidade_fichas1.pdf
❏ Oficina_obesidade_fichas2.pdf
Divulgação dos resultados da Oficina
Divulguem os resultados da Oficina sobre Obesidade para toda a comunidade da sua escola.
Sugerimos que vocês façam uma exibição do filme Muito além do peso e, em seguida, façam uma exposição dos dados obtidos com a realização da Oficina sobre Obesidade e de gráficos que mostrem as conclusões que vocês obtiveram.
Assistam com bastante atenção a este documentário!
Muito além do peso – O filme
Uma pesquisa individual
Minha família está obesa?
1) Maquineta para cálculo do IMC e da categoria de obesidade para adultos.
❏ Maquineta_1.xls
2) Maquineta para cálculo de obesidade visceral e possíveis ricos à saúde causados por acúmulo de gordura.
❏ Maquineta_2.xls
Fabricando aparatos
Cintura ideal
A simples medida da circunferência da cintura pode ser utilizada para estabelecer o risco de uma pessoa sofrer doenças coronárias.
O risco começa a aumentar quando a medida nas mulheres ultrapassa os 80 cm e nos homens ultrapassa os 94 cm.
Imagem extraída de:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/06/diminuir-o-tamanho-da-cintura-ajuda-evitar-problemas-cardiovasculares.html
Maquineta 1
A partir da tabela abaixo, montem no Excel uma maquineta para identificar o risco de um adulto sofrer de doenças coronárias, a partir da medida da sua cintura.
Riscos | Mulheres | Homens |
Normal | Até 80 cm | Até 90 cm |
Risco médio | Entre 80 e 84 cm | Entre 90 e 94 cm |
Risco alto | Entre 84 e 88 cm | Entre 94 e 102 cm |
Risco altíssimo | Maior do que 88 cm | Maior do que 102 cm |
Maquineta 2
A partir da tabela abaixo, montem no Excel uma maquineta para identificar a medida da cintura ideal para crianças e adolescentes, de acordo com a idade.
Idade | Meninos | Meninas | ||
Valor médio | Limite de risco | Valor médio | Limite de risco | |
5 anos | 52 cm | 59 cm | 51 cm | 57 cm |
6 anos | 54 cm | 61 cm | 53 cm | 60 cm |
7 anos | 55 cm | 61 cm | 54 cm | 64 cm |
8 anos | 59 cm | 75 cm | 58 cm | 73 cm |
9 anos | 62 cm | 77 cm | 60 cm | 73 cm |
10 anos | 64 cm | 88 cm | 63 cm | 75 cm |
11 anos | 68 cm | 90 cm | 66 cm | 83 cm |
12 anos | 70 cm | 89 cm | 67 cm | 83 cm |
13 anos | 77 cm | 95 cm | 69 cm | 94 cm |
14 anos | 73 cm | 99 cm | 69 cm | 96 cm |
15 anos | 73 cm | 99 cm | 69 cm | 88 cm |
16 anos | 77 cm | 97 cm | 68 cm | 93 cm |
17 anos | 79 cm | 90 cm | 66 cm | 86 cm |
O pescoço e a obesidade
O pescoço e a obesidade
Pesquisas recentes mostram a ligação entre um pescoço mais largo e a ocorrência de complicações por excesso de peso.
A medida do pescoço, em particular, é utilizada para indicar a Gordura Corporal Central e a partir desse tipo de gordura pode-se detectar o risco de doenças cardíacas, diabetes e hipertensão de uma pessoa.
Usando esse índice, pesquisadores construíram uma tabela, indicando a “linha da obesidade” de crianças e adolescentes, a partir da medida de seus pescoços.
Com base nesses dados, pode-se então separar crianças com mais ou menos risco de problemas ligados ao excesso de peso.
Vejam a tabela que informa a medida limite do pescoço de um jovem: um pescoço mais grosso do que o informado, de acordo com a idade, indica obesidade.
Idade | Meninos | Meninas |
6 anos | 28,5 cm | 27 cm |
10 anos | 32 cm | 30,5 cm |
14 anos | 36 cm | 32 cm |
18 anos | 39 cm | 34,5 cm |
A circunferência do pescoço já é considerada uma forma de mensurar o risco para patologias como apneia do sono, diabetes e hipertensão, além de ter correlação positiva com o IMC em adultos.
É sempre bom lembrar de que, assim como o IMC, a medida do pescoço é, apenas, um indicador de saúde.
Pequenas Oficinas
Que tal vocês organizarem pequenas oficinas em suas escolas para “medir o pescoço de seus colegas”?
Assim como na Oficina sobre Obesidade, vocês precisariam produzir:
- um texto básico;
- instruções;
- fichas para registro de dados.
A matemática explícita da obesidade
Depois de muito trabalho pesado, vocês poderiam se reunir e discutir algumas questões, de acordo com o nível de escolaridade de cada um.
Questão 1:
IMC e peso são grandezas de que tipo?
Questão 2:
IMC e altura são grandezas de que tipo?
Questão 3:
Sabemos que [tex]IMC=\dfrac{P}{A^2}[/tex] .
Assim, observamos que o IMC é uma função que depende de duas variáveis: altura [tex]A[/tex] e peso [tex]P[/tex]. Mas, fixado um valor para [tex]P[/tex] ou para [tex]A[/tex], o IMC passa a ser uma função que depende de apenas uma variável: [tex]IMC=f(P)[/tex] ou [tex]IMC=g(A)[/tex].
Por exemplo, consideremos um grupo de pessoas que meçam 1,70 m de altura. Nesta situação específica, o IMC passa a ser calculado da seguinte maneira: [tex]IMC=\dfrac{P}{1,7^2}=\dfrac{P}{2,89}[/tex].
3.1 Considerando [tex]IMC=\dfrac{P}{2,89}[/tex], completem a seguinte tabela:
Peso (em Kg) | IMC |
40 | |
45 | |
50 | |
55 | |
60 | |
65 | |
70 | |
75 | |
80 | |
85 |
3.2 Para visualizar melhor como esses valores variam, a partir da tabela, construam o gráfico [tex]peso \, \times \, IMC[/tex].
3.3 Completem o gráfico obtido em 3.2, para todos os valores possíveis de pesos até 120 kg. Que tipo de gráfico vocês obtiveram?
Considerem, agora, um grupo de pessoas que pesem 60 kg. Nesta situação, o IMC passa a ser calculado da seguinte maneira: [tex]IMC=\dfrac{60}{A^2}[/tex].
3.4 Considerando [tex]IMC=\dfrac{60}{A^2}[/tex], completem a seguinte tabela:
Altura (em metro) | IMC |
1,40 | |
1,45 | |
1,50 | |
1,55 | |
1,60 | |
1,65 | |
1,70 | |
1,75 |
3.5 Para visualizar melhor como esses valores variam, a partir da tabela, construam o gráfico [tex]\, altura \, \times \, IMC[/tex].
3.6 Completem o gráfico obtido em 3.5, para todos os valores possíveis de alturas até 1,85 m. Que tipo de gráfico vocês obtiveram?
Equipe COM – OBMEP
Julho de 2013.
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