Brincando com trigonometria – Oficinas: Obtendo medidas inacessíveis . . .

Oficinas

Obtendo medidas inacessíveis . . .



Falamos sobre teodolitos na sala principal.
Mas, o que vocês sabem sobre teodolitos?

Um pouco sobre teodolitos


O teodolito é um instrumento ótico utilizado para medir ângulos, tanto horizontais como verticais, em medidas diretas e indiretas de distâncias.
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Apesar de toda a sofisticação que esses instrumentos possam ter, para efeito de nossas atividades vocês só precisam saber que podemos, particularmente, utilizar um teodolito com a mesma finalidade que vocês utilizam os seus transferidores.
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Para saber mais sobre este instrumento, cliquem aqui e conheçam a página do Teodolito, na seção de Instrumentos Científicos, do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. A partir do menu superior dessa página vocês poderão acessar informações preciosas sobre os teodolitos:

Histórico
Instrumento
Função
Atualidades
Coleção MAST.

O que vocês estão esperando?
Acessem e explorem as páginas…
O que está lá será muito útil para a próxima atividade.

E só para dar água na boca, cliquem no próximo botão e vejam os vários teodolitos utilizados em diversos países e em diferentes épocas que vocês poderão conhecer na página Coleção MAST.

teodolitos

Vocês já ouviram falar em astrolábio?

Um pouco sobre astrolábios


O astrolábio é um instrumento naval muito antigo. Ele foi desenvolvido ao longo do tempo para auxiliar na navegação e na determinação da posição de astros no céu.
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Para que pudessem durar por muito tempo e resistir a longas viagens, os astrolábios eram tradicionalmente construídos em metal maciço. Dessa forma, eram objetos preciosos, por vezes ricamente ornamentados, verdadeiras obras de arte.
Além do seu uso tradicional na Astrologia e na Astronomia, o astrolábio foi utilizado na resolução de problemas de geometria e na obtenção de distâncias inacessíveis.
Estima-se que cerca de 80 astrolábios conseguiram chegar aos dias de hoje. Cada um desses instrumentos é mundialmente registrado no Museu Marítimo de Greenwich.

Para saber mais sobre este instrumento, cliquem aqui e leiam o texto do Prof. Iran Carlos Stalliviere Corrêa, da UFRGS, sobre o astrolábio. E para entender como funciona um instrumento desses, assistam ao vídeo abaixo.

Para assistir ao vídeo, cliquem na figura e, na janela que irá abrir, cliquem na setinha.
Depois de assistir ao vídeo, não se esqueçam de fechar a janela que se abriu.
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Vamos construir um astrolábio caseiro?

Oficina 1
Construindo um Astrolábio

Nesta Oficina vocês irão construir um astrolábio caseiro para depois utilizá-lo na obtenção de medidas inacessíveis.
É possível construir esse objeto sem utilizar materiais estranhos ou caros.
Vamos disponibilizar ajuda para vocês fazerem a construção; mas, não se esqueçam de solicitar orientação para seus professores.

Vamos lá?

Oficina 1

Agora, vamos construir um teodolito caseiro?

Oficina 2
Construindo um Teodolito

Nesta Oficina vocês irão construir um teodolito caseiro para também utilizá-lo na atividade sobre medidas inacessíveis.
Podemos construir esse objeto com pouquíssimo material!
Clicando no botão abaixo vocês encontrarão ajuda para a construção; mas, novamente, não se esqueçam de solicitar orientação para seus professores.

Vamos lá?

Oficina 2

Vamos criar modelos matemáticos
e aplicar o que foi aprendido?

Oficina 3
Obtendo alturas inacessíveis

Nesta Oficina vocês vão utilizar os instrumentos construídos, trenas, tabelas trigonométricas e calculadora para aplicarem os conceitos estudados em algumas situações reais.
Se organizem, efetuem as medidas necessárias, criem modelinhos matemáticos para cada situação proposta e resolvam-nas.
O ideal é que vocês façam as medições utilizando os dois instrumentos – o astrolábio e o teodolito – para poder estabelecer comparações dos resultados obtidos segundo as duas medições.
Não se esqueçam de convidar seus professores para participarem da atividade!

Boa diversão! ! !

Parte 1: Construir um astrolábio caseiro.

Parte 2: Construir um teodolito caseiro.

Parte 3: Gravem um vídeo da construção do teodolito e do astrolábio.

Parte 4: Estimar a altura da sala de aula de vocês.

Parte 5: Estimar a altura do prédio onde funciona a escola de vocês.

Parte 6: Escolham um edifício alto que fique perto da escola de vocês e estimem a sua altura.

Parte 7: Comparem e analisem as medidas obtidas para os ângulos utilizando o astrolábio e o teodolito.

Parte 8: Gravem um vídeo mostrando o processo de obtenção das medidas que vocês fizeram utilizando o astrolábio e o teodolito construídos.

Parte 9: Façam cartazes indicando os cálculos necessários para a obtenção das alturas estimadas.

Parte 10: Organizem, na escola de vocês, apresentações do trabalho realizado!

Vamos medir a largura de um rio?

Oficina 4
Obtendo a largura de um rio

Nesta Oficina, vocês vão utilizar os instrumentos construídos, trenas, tabelas trigonométricas e calculadoras para aplicarem os conceitos estudados e obterem a largura de um rio.

Calma, pessoal, vocês não terão que medir a largura de um rio de verdade…

Usem uma quadra da escola de vocês como se fosse o rio…
E não se esqueçam de convidar seus professores para participarem da atividade!

Divirtam-se ! ! !

Imaginem que a quadra da escola de vocês é um rio e que vocês precisam saber a largura desse rio para um projeto de construção de uma ponte.
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Estabeleçam o lado do rio em que vocês farão as medidas e, no outro lado, coloquem uma madeira ou outro objeto para representar uma árvore (C).
Façam as marcas A e B com estacas ou giz, dependendo se vocês ficarão sobre terra ou piso. Lembrem-se de utilizar o teodolito ou o astrolábio que vocês construíram, também, para marcarem o ponto B, de modo que o ângulo em B seja reto.
quadraaaaaaa

Agora é com vocês!

Gravem a execução das oficinas, disponibilizem os vídeos no YouTube e enviem os links para que nós divulguemos o trabalho de vocês no nosso Blog.
Não sabem como enviar vídeos para o YouTube?
Cliquem AQUI.



Equipe COM – OBMEP

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Figuras, vídeos e material eventual adaptados ou extraídos de:
➨ Ciência Hoje    (Último acesso em 20/05/20)
➨ Instituto OvermundoHistória do Astrolábio    (Último acesso em 20/05/20)
➨ MAIS – UNIFRA    (Último acesso em 20/05/20)
➨ Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST    (Último acesso em 20/05/20)
➨ YouTube    (Último acesso em 20/05/20)
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