Falamos sobre teodolitos na sala principal.
Mas, o que vocês sabem sobre teodolitos?
Um pouco sobre teodolitos
O teodolito é um instrumento ótico utilizado para medir ângulos, tanto horizontais como verticais, em medidas diretas e indiretas de distâncias.
Apesar de toda a sofisticação que esses instrumentos possam ter, para efeito de nossas atividades vocês só precisam saber que podemos, particularmente, utilizar um teodolito com a mesma finalidade que vocês utilizam os seus transferidores.
Para saber mais sobre este instrumento, cliquem aqui e conheçam a página do Teodolito, na seção de Instrumentos Científicos, do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. A partir do menu superior dessa página vocês poderão acessar informações preciosas sobre os teodolitos:
● Histórico
● Instrumento
● Função
● Atualidades
● Coleção MAST.
O que vocês estão esperando?
Acessem e explorem as páginas…
O que está lá será muito útil para a próxima atividade.
E só para dar água na boca, cliquem no próximo botão e vejam os vários teodolitos utilizados em diversos países e em diferentes épocas que vocês poderão conhecer na página Coleção MAST.
Vocês já ouviram falar em astrolábio?
Um pouco sobre astrolábios
O astrolábio é um instrumento naval muito antigo. Ele foi desenvolvido ao longo do tempo para auxiliar na navegação e na determinação da posição de astros no céu.
Para que pudessem durar por muito tempo e resistir a longas viagens, os astrolábios eram tradicionalmente construídos em metal maciço. Dessa forma, eram objetos preciosos, por vezes ricamente ornamentados, verdadeiras obras de arte.
Além do seu uso tradicional na Astrologia e na Astronomia, o astrolábio foi utilizado na resolução de problemas de geometria e na obtenção de distâncias inacessíveis.
Estima-se que cerca de 80 astrolábios conseguiram chegar aos dias de hoje. Cada um desses instrumentos é mundialmente registrado no Museu Marítimo de Greenwich.
Para saber mais sobre este instrumento, cliquem aqui e leiam o texto do Prof. Iran Carlos Stalliviere Corrêa, da UFRGS, sobre o astrolábio. E para entender como funciona um instrumento desses, assistam ao vídeo abaixo.
Vamos construir um astrolábio caseiro?
Nesta Oficina vocês irão construir um astrolábio caseiro para depois utilizá-lo na obtenção de medidas inacessíveis.
É possível construir esse objeto sem utilizar materiais estranhos ou caros.
Vamos disponibilizar ajuda para vocês fazerem a construção; mas, não se esqueçam de solicitar orientação para seus professores.
Vamos lá?
Agora, vamos construir um teodolito caseiro?
Nesta Oficina vocês irão construir um teodolito caseiro para também utilizá-lo na atividade sobre medidas inacessíveis.
Podemos construir esse objeto com pouquíssimo material!
Clicando no botão abaixo vocês encontrarão ajuda para a construção; mas, novamente, não se esqueçam de solicitar orientação para seus professores.
Vamos lá?
Vamos criar modelos matemáticos
e aplicar o que foi aprendido?
Nesta Oficina vocês vão utilizar os instrumentos construídos, trenas, tabelas trigonométricas e calculadora para aplicarem os conceitos estudados em algumas situações reais.
Se organizem, efetuem as medidas necessárias, criem modelinhos matemáticos para cada situação proposta e resolvam-nas.
O ideal é que vocês façam as medições utilizando os dois instrumentos – o astrolábio e o teodolito – para poder estabelecer comparações dos resultados obtidos segundo as duas medições.
Não se esqueçam de convidar seus professores para participarem da atividade!
Boa diversão! ! !
Parte 1: Construir um astrolábio caseiro.
Parte 2: Construir um teodolito caseiro.
Parte 3: Gravem um vídeo da construção do teodolito e do astrolábio.
Parte 4: Estimar a altura da sala de aula de vocês.
Parte 5: Estimar a altura do prédio onde funciona a escola de vocês.
Parte 6: Escolham um edifício alto que fique perto da escola de vocês e estimem a sua altura.
Parte 7: Comparem e analisem as medidas obtidas para os ângulos utilizando o astrolábio e o teodolito.
Parte 8: Gravem um vídeo mostrando o processo de obtenção das medidas que vocês fizeram utilizando o astrolábio e o teodolito construídos.
Parte 9: Façam cartazes indicando os cálculos necessários para a obtenção das alturas estimadas.
Parte 10: Organizem, na escola de vocês, apresentações do trabalho realizado!
Vamos medir a largura de um rio?
Nesta Oficina, vocês vão utilizar os instrumentos construídos, trenas, tabelas trigonométricas e calculadoras para aplicarem os conceitos estudados e obterem a largura de um rio.
Calma, pessoal, vocês não terão que medir a largura de um rio de verdade…
Usem uma quadra da escola de vocês como se fosse o rio…
E não se esqueçam de convidar seus professores para participarem da atividade!
Divirtam-se ! ! !
Estabeleçam o lado do rio em que vocês farão as medidas e, no outro lado, coloquem uma madeira ou outro objeto para representar uma árvore (C).
Façam as marcas A e B com estacas ou giz, dependendo se vocês ficarão sobre terra ou piso. Lembrem-se de utilizar o teodolito ou o astrolábio que vocês construíram, também, para marcarem o ponto B, de modo que o ângulo em B seja reto.
Agora é com vocês!
Gravem a execução das oficinas, disponibilizem os vídeos no YouTube e enviem os links para que nós divulguemos o trabalho de vocês no nosso Blog.
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Equipe COM – OBMEP
➨ Ciência Hoje (Último acesso em 20/05/20)
➨ Instituto Overmundo– História do Astrolábio (Último acesso em 20/05/20)
➨ MAIS – UNIFRA (Último acesso em 20/05/20)
➨ Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST (Último acesso em 20/05/20)
➨ YouTube (Último acesso em 20/05/20)
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