Sala de Atividades: Escher_14

Atividade 14

Atividade E5 do Concurso de Atividades de 2015


A nossa última atividade não poderia ser outra que não a que vocês recriem a arte de Maurits Cornelis Escher.

Criem uma pavimentação similar às feitas por Escher e identifiquem os tipos de simetria utilizados.

Registrem a atividade utilizando o recurso que mais lhes convier:

produção em vídeos ou apresentação no PowerPoint.

Os desenhos produzidos podem ser parecidos, mas não devem ser idênticos aos de Escher ou aos das sugestões que apresentaremos.
Ah! Não se esqueçam de pedir ajuda aos seus professores de matemática e de artes.

Precisam de sugestões?

1) Assistam a este vídeo.




2) Vejam estas pavimentações, feitas por alunos como vocês.

trab1

 
trab2




3) Vejam como Escher utilizou dentadas/mordidas e transformou um quadrado em um peixe.

transformaPeixe01




4) Vejam como Escher utilizou dentadas/mordidas e transformou um triângulo equilátero em um peixe.

transformaPeixe02




5) Mais um vídeo (O vídeo não é em português, mas as imagens poderão ajudá-los.).

Precisam de inspiração?
Então assistam a este último vídeo.


Pavimentações de Escher
E depois dizem que a matemática não é bela…

Bom trabalho!



Equipe COM – OBMEP

Ir para a Sala 2

Figuras, vídeos e material eventual adaptados ou extraídos de:
➨ O estudo da simetria através da arte de Maurits Cornelis Escher    (Último acesso em 20/06/20)
➨YouTube    (Último acesso em 20/06/20)

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/sala-de-atividades-escher_14/