Maquinando_Macaco de carro

Macaco sanfona para veículos


Aqui, vocês podem obter ajuda para construir um modelo de macaco de carro como este.


OBMEP_srdg criado com o GeoGebra

É só ter paciência e seguir direitinho as instruções. Mais uma vez,

Mãos à obra, pessoal!




Movimento do mecanismo


Movimentem o ponto Mova na animação acima e observem que o mecanismo apresenta dois tipos diferentes de movimento:
– movimento circular (o ponto “Mova“, por exemplo)
– movimento retilíneo (o movimento vertical do vértice mais alto do losango, por exemplo).
Neste modelo, o movimento circular do ponto Mova provoca o movimento do losango, responsável pelos movimentos de compressão e de distensão do mecanismo.
Assim, constrói-se um arco de circunferência e define-se o ponto Mova sobre ele. Em seguida constrói-se o losango e, por último, a alavanca do macaco – a parte mais elaborada do mecanismo.

Construção passo a passo


1. Estrutura inicial:
Segmento AB (a unidade);
Ponto médio M do segmento unidade;
Círculo C com centro P e raio AB;
Arco de circunferência a partir do círculo C.
Ponto “Mova” no arco de circunferência.
 
2. Estrutura do losango:
Raio r do círculo C com extremidade no “Mova”;
Reta t “horizontal” passando pelo “Mova”
Reta u perpendicular à reta t passando por P;
Reflexão do raio r em relação à reta u, obtendo o ponto Q;
Reflexão do raio PQ em relação à reta t, obtendo o ponto S;
Segmento fechando losango.
 
3. Estrutura da alavanca:
Reta s perpendicular à reta u passando por P;
Retas v e w paralelas à reta u passando por Q e “Mova”, respectivamente;
Ponto D interseção entre as retas s e w;
Ponto E interseção entre a reta s e o círculo C;
Círculo C’ com centro no ponto “Mova” e raio DE;
Ponto F interseção entre a reta t e o círculo C’;
Círculo C” com centro F e raio DE ;
Ponto G interseção entre a reta t e o círculo C”;
Segmento “alavanca”: QG.
 
4. Finalizando:
Esconda os objetos auxiliares.


Acompanhe a construção


► Para acompanhar a construção em animação:
• aguardem o arquivo carregar;
• selecionem a caixa “veja objetos escondidos“;
• cliquem no botão e aguardem o início da animação.
• Para reiniciar o processo, clique nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito do applet.
► Usem os botões de navegação do applet para, por exemplo:
• modificar a velocidade de animação;
• fazer o passo a passo manualmente;
• voltar ao passo anterior;
• voltar ao primeiro passo.

Faça a sua construção



Se você preferir utilizar a planilha em uma janela própria, clique AQUI




Vocês podem animar o mecanismo construído para que o movimento seja feito sem a necessidade de se movimentar o ponto Mova, conforme podemos ver abaixo.

Para isso, na área de visualização do mecanismo já construído:
1. Cliquem com o botão direito do mouse sobre o ponto Mova e selecione a opção Animar na janelinha que se abriu.
2. Cliquem no ícone ▌▐ que apareceu no canto inferior esquerdo da janela, para parar a animação.
3. Cliquem no ícone ► que apareceu no canto inferior esquerdo da janela, para reiniciar a animação.
4. Para esconder o nome do ponto Mova, cliquem com o botão direito do mouse sobre o ponto e desmarquem a opção Exibir Rótulo na janelinha que se abriu.



Equipe COM – OBMEP

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Figuras, vídeos e material eventual extraídos de:
➨ Mídias Digitais    (Último acesso em 15/10/20)
➨ GeoGebra    (Último acesso em 15/10/20)

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