Macaco sanfona para veículos
Aqui, vocês podem obter ajuda para construir um modelo de macaco de carro como este.
OBMEP_srdg criado com o GeoGebra
É só ter paciência e seguir direitinho as instruções. Mais uma vez,
Mãos à obra, pessoal!
Movimento do mecanismo
Movimentem o ponto Mova na animação acima e observem que o mecanismo apresenta dois tipos diferentes de movimento: – movimento circular (o ponto “Mova“, por exemplo) – movimento retilíneo (o movimento vertical do vértice mais alto do losango, por exemplo). Neste modelo, o movimento circular do ponto Mova provoca o movimento do losango, responsável pelos movimentos de compressão e de distensão do mecanismo. Assim, constrói-se um arco de circunferência e define-se o ponto Mova sobre ele. Em seguida constrói-se o losango e, por último, a alavanca do macaco – a parte mais elaborada do mecanismo. |
Construção passo a passo
1. Estrutura inicial: |
|
Acompanhe a construção |
|
► Para acompanhar a construção em animação: |
Vocês podem animar o mecanismo construído para que o movimento seja feito sem a necessidade de se movimentar o ponto Mova, conforme podemos ver abaixo.
Para isso, na área de visualização do mecanismo já construído:
1. Cliquem com o botão direito do mouse sobre o ponto Mova e selecione a opção Animar na janelinha que se abriu.
2. Cliquem no ícone ▌▐ que apareceu no canto inferior esquerdo da janela, para parar a animação.
3. Cliquem no ícone ► que apareceu no canto inferior esquerdo da janela, para reiniciar a animação.
4. Para esconder o nome do ponto Mova, cliquem com o botão direito do mouse sobre o ponto e desmarquem a opção Exibir Rótulo na janelinha que se abriu.
Equipe COM – OBMEP
Voltar para Sala 2
Voltar para Sala 2′
➨ Mídias Digitais (Último acesso em 15/10/20)
➨ GeoGebra (Último acesso em 15/10/20)