b_Tales de Mileto

 

Tales de Mileto

tales-de-mileto
Tales de Mileto foi um filósofo, matemático, engenheiro, comerciante e astrônomo da Grécia Antiga. Nasceu por volta de 623 a.C. ou 624 a.C. na cidade de Mileto – uma colônia grega na região da Jônia e que hoje faz parte da Turquia – e faleceu por volta de 546 a.C. ou 548 a.C..
Tales produziu muitos trabalhos no decorrer de sua vida; sendo, inclusive, considerado por muitos como o pai da ciência e da filosofia ocidental e apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Foi um dos fundadores da Escola Jônica de Filosofia e também trouxe muitas contribuições para a matemática como, por exemplo, o teorema que leva seu nome: “Teorema de Tales”.
Tales acreditava que todas as coisas eram constituídas por uma substância primordial, a água. Mesmo vivendo 2460 anos antes de Charles Darwin, afirmava que o mundo teria evoluído da água por processos naturais. Os seguidores desse importante filósofo também acreditavam que todas as coisas do universo eram constituídas por uma substância primordial, embora não concordassem que tal substância era a água. Ele foi o primeiro a compreender o eclipse solar e até conseguiu prever alguns desses fenômenos.
Tales não aceitava a visão religiosa dos gregos antigos em relação aos componentes da natureza, como o sol, a lua e os planetas, ou seja, ele não acreditava que esses elementos eram deuses e que deveriam ser reverenciados.
tales
Historicamente falando, Tales é uma figura imprecisa. O pouco que hoje sabemos sobre sua vida e sua obra é baseado em antigas referências gregas à história da matemática.


Curiosidades

  • Você sabia que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180°? Esse fato, por vezes, é chamado de “Lei Angular de Tales”.
  • Conta-se que Tales era tão distraído que, certa vez, ao olhar para céu, caiu num buraco, sendo por isso chamado de lunático.
  • Conta-se também que Tales, sendo um comerciante bem sucedido, era tão sabido que, prevendo pela meteorologia uma colheita abundante, comprou todos os instrumentos usados para processar a azeitona, arrendando-os tempos depois com um grande lucro.
  • Tales utilizou a palavra elektron para descrever a força de atração entre um pedaço de âmbar (uma resina fóssil) atritado com seda e pedaços de palha. Elektron acabou gerando os termos elétron e eletricidade. Curiosamente, elektron é o nome grego do âmbar.
  • Segundo alguns historiadores, Tales, numa de suas viagens ao Egito, foi desafiado a medir a altura da grande pirâmide de Quéops. Usando um bastão e partindo do princípio de que existe uma razão entre a altura de um objeto e o comprimento da sombra que esse objeto projeta no chão, e que essa razão é a mesma para diferentes objetos no mesmo instante, Tales pôde calcular a altura da pirâmide.
    piramide-tales


Um vídeo para aprender mais




Fontes, todas acessadas pela última vez em 15/12/2020:
[1]
[2]
[3]
[4]
[5]
[6]
[7]
[8]
[9]
[10]
[11]

Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_tales-de-mileto/

Deixe uma resposta