.Probleminha: Quantas notas!

Link do problema para dispositivos da Apple.

Problema
(Indicado a partir do 6º ano do E. F.)


Na Música, bpm significa batidas por minuto ou batimentos por minuto e indica a velocidade rítmica. Em geral, essa velocidade vem indicada no início das partituras. Por exemplo, se uma figura de nota tem velocidade [tex]60[/tex] bpm, então cabem [tex]60[/tex] dessas notas em [tex]1[/tex] minuto, o que indica que o tempo de duração de cada nota é de [tex]1[/tex] segundo.
O Arioso da Cantata BWV 156 de J.S. Bach pode ser tocado com a nota ‘semínima’ () na velocidade de [tex]40[/tex] bpm, conforme podemos ver no destaque da partitura para o solo de oboé dessa melodia.

Isso significa que em um minuto cabem [tex]40[/tex] semínimas. Nessa melodia, qual é a duração de uma semínima, em segundos?

 

Solução


Primeiramente, segundo o enunciado, sabemos que [tex]60[/tex] batimentos por minuto (bpm) indicam que é possível tocar [tex]60[/tex] notas de um segundo cada dentro do intervalo de [tex]1[/tex] minuto.
A partir disso, queremos encontrar, com [tex]40[/tex] bpm, qual a duração de cada nota (semínima) no intervalo de um minuto. Logo, basta dividirmos [tex]60[/tex] (quantidade de segundos em [tex]1[/tex] minuto) por [tex]40[/tex] (quantidade de semínimas tocadas em [tex]1[/tex] minuto), da seguinte forma:
[tex]\qquad \qquad \dfrac {60}{40}=1,5.[/tex]
Assim, a duração de cada semínima é um segundo e meio.

Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão. – Artur Távola.
٩(^‿^)۶


Solução elaborada pelo COM Phidias.

Para relaxar…


Você conhece o Arioso da Cantata BWV 156 de Bach?
Para ouvir a melodia, é só clicar na setinha.


Leo Duarte & Academy of Ancient Music



Para aprender mais…


Cantata é uma sinfonia cantada, é um tipo de composição vocal para uma ou mais vozes com acompanhamento instrumental, podendo incluir um coro. Uma cantata é composta por várias partes; uma delas é o Arioso – parte inicial instrumental.
Assim, Arioso não é um nome de melodia; Arioso é um termo utilizado para descrever um estilo melódico.

 

Participaram da discussão os Clubes: Estudantes Gabrielenses Matemáticos ; Exponenciais ; FIBONACCI ; Geomestres Slay ; Obmépicos ; Phidias ; SUPER GÊNIOS 3°CPM.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha-quantas-notas/