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Observando gráficos

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Observando gráficos


Nesta Sala vamos tentar visualizar propriedades características de funções olhando apenas para os seus respectivos gráficos!

Atividade 1: As curvas abaixo representam gráficos de funções?
Vamos lá!
(a) Sim. E podemos até considerar que o Domínio e o Contradomínio da função, digamos, f é o conjunto dos números reais. Assim, teríamos o gráfico de uma função f:RR.
(b) Não. Observe que temos números reais negativos com duas imagens. Na figura a seguir, vemos a representação gráfica de três desses números (pontos).

(c) Depende. Se considerarmos como domínio o conjunto dos números reais, a curva que aparece neste item não é gráfico de uma função, visto que qualquer número real pertencente ao intervalo ]2,2] não teria imagem.
Mas se considerarmos como domínio a união dos conjuntos {xR | x2}  e  {xR | x>2} , aí teremos um gráfico de função:
g:{xR | x2}{xR | x>2}R.

Atividade 2: Estabeleça um domínio para que cada gráfico abaixo represente uma função. Considere os quadradinhos da malha quadriculada com lados unitários.

Sejam f, g e h as funções cujos gráficos aparecem nas imagens acima. Assim:
(a) D(f)={4,3,2,1,0,2,3}.
(b) D(g)=[2,4[={xR |2x<4}.
(c) D(h)=]3,3]{1,1}D(h)={xR |3<x3, com x1 e x1}.

Atividade 3: Estabeleça um domínio para que cada gráfico abaixo represente uma função. Em seguida, determine as imagens das funções. Em cada malha quadriculada, considere os quadradinhos com lados unitários.

\quad \begin{align*} \textcolor{blue}{D(f)=\{x \in \mathbb{R}~|~-3\leqslant x \lt 5\}} \qquad & \textcolor{red}{D(g)=\{x \in \mathbb{R}~|~-2\lt x \leqslant 3\}}\\ \textcolor{blue}{Im(f)=\{y \in \mathbb{R}~|~1\leqslant y \lt 3\}} ~~~~\qquad & \textcolor{red}{Im(g)=\{-2,-1,0,1,2\}}\\ \end{align*}

Atividade 4: Abaixo vemos os gráficos de algumas funções definidas de \mathbb{R} em \mathbb{R}. Determine o conjunto imagem de cada uma delas.

\qquad \textcolor{#00B050}{Im(f)=\{-3,0,3\}.} \\ \qquad \textcolor{red}{Im(g)=\{y \in \mathbb{R}~|~y\leqslant 2\}.} \\ \qquad \textcolor{blue}{Im(h)=\{y \in \mathbb{R}~|y \gt 2\}\cup \{y \in \mathbb{R}~|-2 \leqslant y \leqslant 0\}.}\\


\qquad \textcolor{#FF33CC}{Im(k)=\{y \in \mathbb{R}~|~ -2 \leqslant y\leqslant 2\}.} \\ \qquad \textcolor{#BF9000}{Im(t)=\{y \in \mathbb{R}~|~y\leqslant 2 \text{ ou } y=3\}.}

Atividade 5: Todos os gráficos a seguir representam funções de \mathbb{R} em \mathbb{R}. Determine as regiões de crescimento e de decrescimento de cada uma delas.
a)
Decrescente nos intervalos \{x \in \mathbb{R}~|~ x \leqslant -2\}~ e ~\{x \in \mathbb{R}~|~ x \geqslant 2\}.

Constante no intervalo \{x \in \mathbb{R}~|-2 \leqslant x \leqslant 2\}.

b)
Decrescente nos intervalos \{x \in \mathbb{R}~|~ x \leqslant -2\}~ e \{x \in \mathbb{R}~|~ 0 \leqslant x \leqslant 2\}.
Crescente nos intervalos \{x \in \mathbb{R}~|~-2 \leqslant x \leqslant 0\}~ e \{x \in \mathbb{R}~| x \geqslant 2\}.

c)
Crescente nos intervalos \{x \in \mathbb{R}~|~ x \lt 0\}~ e ~\{x \in \mathbb{R}~|~ x \geqslant 0\}.
Como \{x \in \mathbb{R}~|~ x \lt 0\}~\cup ~\{x \in \mathbb{R}~|~ x \geqslant 0\}=\mathbb{R}, podemos dizer que a função é crescente?

Atividade 6: (Vunesp – 94) Considere duas funções, f~ e ~g, definidas no intervalo I=\{ x \in \mathbb{R}~|~ 1 \leqslant x \leqslant 5\}, tais que f(1) = g(1) = 0, f(3) \cdot g(3) = 0~ e f(5) \gt g(5).
Representando o gráfico de f em linha cheia e o de g em linha tracejada, a figura que melhor se ajusta a esses dados é:

Na figura a, observe que g(1) \gt 0 , logo g(1) \ne 0. Assim a condição de que g(1)=0 não está cumprida e podemos eliminar esta figura.
Observando a figura b, percebemos que 3 não é raiz de nenhuma das duas funções e, portanto, teríamos f(3)\ne 0~ e ~g(3)\ne 0.
No entanto, sabemos que f(3) \cdot g(3)=0, logo devemos ter f(3)=0 ou g(3) =0. Portanto, também podemos eliminar esta figura.
Observe que tanto na figura d quanto na figura e temos que a imagem g(5) é positiva e a imagem f(5) é negativa e, com isso, temos g(5) \gt f(5), o que contraria a informação de que f(5) \gt g(5).
Dessa forma eliminamos simultaneamente essas duas figuras.
Observe que na figura c todas as condições apresentadas no problema são cumpridas: f(1) = g(1) = 0, g(3)=0~ e f(5) \gt g(5).
Portanto, a figura que melhor se ajusta aos dados do problema é a figura c.

Atividade 7: Considere o gráfico de uma dada função f:[-5,5]\rightarrow \mathbb{R}.
a) Responda se cada item abaixo é verdadeiro ou falso.
(i) f(-2)=f(2)
(ii) A função f possui exatamente uma raiz real.
b) Aproveite e analise o crescimento e decrescimento da função.

a)

(i) Como o gráfico contém os pontos (-2,0) e (2,0), temos f(-2)= 0 e f(2)= 0.
Portanto, f(-2)=f(2)= 0 e este item é verdadeiro.

(ii) Veja que o gráfico de f corta o eixo das abscissas nos pontos (-2,0),(0,0),(2,0),(4,0) (pontos azuis sobre o eixo das abscissas, conforme indicado na figura a seguir).

Assim, f(-2)=0 \, , f(0)=0 \, , f(2)=0 \, , f(4)=0 \, e, portanto, a função f possui quatro raízes: -2, 2, 0 e 4.
Pelo exposto, este item é falso!

b) f é constante no intervalo \{x \in \mathbb{R}~|-5 \leqslant x \lt -2\}.
f é crescente no intervalo \{x \in \mathbb{R}~|~0 \leqslant x \lt 2\}.
f é decrescente nos intervalos \{x \in \mathbb{R}~|~-2 \lt x \leqslant 0\}~ e ~\{x \in \mathbb{R}~|~2 \lt x \leqslant 5\}.

Atividade 8: Seja a um número real positivo e observe o gráfico da função f:[0,a]\rightarrow \mathbb{R}.

A partir desse gráfico, é possível construirmos o gráfico de uma função g:[-a,a]\rightarrow \mathbb{R} de modo que g seja par?
E para que g seja ímpar?
a) Observe que o gráfico abaixo define uma função par de [-a,a] em \mathbb{R}.

b) Observe, agora, que o gráfico abaixo define uma função ímpar de [-a,a] em \mathbb{R}.

c) Para as duas funções definidas, determine graficamente as regiões de crescimento e decrescimento.

Exemplo 9: As curvas abaixo representam gráficos de funções?


a) A curva apresentada no item a não representa o gráfico de uma função, já que existem retas verticais que cortam a curva em mais de um ponto. Observe na próxima imagem as retas ~r~ e ~s.

b) A curva apresentada no item b também não representa o gráfico de uma função. Observe na figura abaixo que as retas verticais ~t~ e ~v cortam a curva em dois pontos cada uma.

c) A curva apresentada no item c não representa o gráfico de uma função. Observe que se a curva em questão fosse o gráfico de uma função, x=4 teria várias imagens. Na figura abaixo sinalizamos quatro dessas imagens.



Equipe COM – OBMEP

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