.Applet: Movimento do dado

Problema – Movimento do dado

Um dado comum se encontra em um dos extremos de um caminho formado por casinhas quadradas cujos tamanhos são iguais ao tamanho de suas faces.

Fazendo o dado tombar face a face ao longo de todo o percurso até o quadrado cinza, qual quantidade de pontos indicará a face superior do mesmo?



Precisa de ajuda?

Um applet para ajudar


Depois de carregado, o applet vai mostrar um dado na posição inicial proposta no problema. O aplicativo permitirá que você:

  • planifique o dado.

Para executar essa ação, siga as instruções.

Instruções:
(1) Espere o aplicativo carregar completamente. (O aplicativo abrirá uma janela 3D; assim, ele pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para girar o dado, clique sobre qualquer uma de suas faces com o botão direito do mouse, mantenha o botão pressionado e faça o movimento. (Esta função não está disponível para celulares.)
(3) Para fazer uma planificação total ou parcial do dado, clique sobre qualquer uma de suas faces com o botão esquerdo do mouse, mantenha o botão e faça movimentos horizontais ou verticais.
(4) Se necessário, para retornar à posição inicial do dado, clique clique com o botão esquerdo do mouse nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito do aplicativo.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra

Para ver uma solução deste problema, clique aqui .



Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/applet-movimento-do-dado/