.Applet: A água do queijo

Problema – A água do queijo

Problema


O rótulo de uma embalagem de queijo cremoso indica que o mesmo contém 24% de gordura. O mesmo rótulo diz também que há 64% de gordura na parte sólida do queijo (o que sobra após uma possível desidratação).
Qual é a porcentagem de água no queijo?


Você pode utilizar o applet abaixo para entender melhor o problema e visualizar facilmente a resposta.
Bom proveito!

Um applet para ilustrar


No aplicativo, representamos o queijo por um círculo e destacamos as suas duas partes: a sólida e a líquida. Na parte sólida, destacamos com pontinhos vermelhos um setor circular fixo para representar a quantidade total de gordura do queijo e indicamos o percentual da parte sólida que o setor representa.
Os tamanhos dos setores circulares que representam as partes sólida e líquida podem ser modificados, de modo que a porcentagem de [tex]64\%[/tex] correspondente à parte sólida que é gordura seja obtida.
Na janela inicial do aplicativo, vemos a situação na qual a gordura total do queijo corresponde a [tex]48\%[/tex] de sua parte sólida, o que acarreta uma porcentagem de [tex]50\%[/tex] de água no queijo. Mas você pode utilizar o ponto vermelho [tex]\color{red}{P}[/tex] que aparece no applet para modificar os tamanhos das partes sólida e líquida do queijo e transformar a porcentagem de [tex]48\%[/tex] no percentual de [tex]64\%[/tex] definido no problema.
A cada movimento do ponto [tex]\color{red}{P}[/tex], o aplicativo mostrará imediatamente o valor da porcentagem de água contida no queijo correspondente à porcentagem definida pelo movimento.



Instruções:
(1) Espere o applet carregar. (O aplicativo pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para movimentar o ponto [tex]\color{red}{P}[/tex], clique sobre ele com qualquer botão do mouse, mantenha o botão pressionado e faça o movimento lentamente. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, toque levemente no ponto [tex]\color{red}{P}[/tex] e movimente-o.)
(3) Você poderá fazer um movimento “mais fino” do ponto [tex]\color{red}{P}[/tex] utilizando seu teclado. Para isso, clique sobre [tex]\color{red}{P}[/tex] com qualquer botão do mouse. Em seguida, mantenha a tecla Shift do teclado apertada e faça os movimentos utilizando as teclas “mover para cima” e “mover para baixo”.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra
Observamos que o applet ajuda na visualização da resposta;
mas, matematicamente, não substitui sua demonstração.

Para ver uma solução do problema, clique AQUI.



Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/applet-a-agua-do-queijo/