O problema de Monty Hall
Imagine que você está de frente para três portas numeradas – 1, 2 e 3 – e o apresentador diz:
– Atrás de uma dessas portas tem um carro; mas atrás de cada uma das outras duas tem um bode. Escolha uma porta e leve para casa o que estiver atrás dela.
Você vai lá e escolhe uma das três portas; mas antes que você possa abri-la, o apresentador (que sabe exatamente onde está o carro) pede para você esperar e ele abre uma das portas não escolhidas, mostrando um dos bodes. Nesse momento ele faz a seguinte pergunta a você:
– Você quer ficar com a porta que você escolheu ou quer trocá-la pela outra porta fechada?
Qual é a estratégia mais lógica? Ficar com a porta escolhida inicialmente ou mudar de porta?
Com o aparato abaixo você pode fazer algumas tentativas para chegar à conclusão do problema proposto, ou mesmo conferir a sua resposta.
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Não há necessidade de fazer anotações intermediárias, o aplicativo acumula os dados.
Instruções:
1) Aguarde o aplicativo carregar.
2) Escolha uma porta e clique no respectivo botão.
3) Depois de uma porta com o bode ser aberta, escolha uma das opções apresentadas, "Não troco a porta" ou "Troco a porta" e clique no botão correspondente.
4) Clique em Novo Jogo para uma nova simulação.
OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra
Para ver uma solução deste problema, clique AQUI. |
Equipe COM – OBMEP