.Applet: O problema de Monty Hall

O problema de Monty Hall

Imagine que você está de frente para três portas numeradas – 1, 2 e 3 – e o apresentador diz:
Atrás de uma dessas portas tem um carro; mas atrás de cada uma das outras duas tem um bode. Escolha uma porta e leve para casa o que estiver atrás dela.

Você vai lá e escolhe uma das três portas; mas antes que você possa abri-la, o apresentador (que sabe exatamente onde está o carro) pede para você esperar e ele abre uma das portas não escolhidas, mostrando um dos bodes. Nesse momento ele faz a seguinte pergunta a você:
Você quer ficar com a porta que você escolheu ou quer trocá-la pela outra porta fechada?

Qual é a estratégia mais lógica? Ficar com a porta escolhida inicialmente ou mudar de porta?


Com o aparato abaixo você pode fazer algumas tentativas para chegar à conclusão do problema proposto, ou mesmo conferir a sua resposta.
Bom proveito!

 

Faça simulações utilizando o aplicativo.
Não há necessidade de fazer anotações intermediárias, o aplicativo acumula os dados.
Instruções:
1) Aguarde o aplicativo carregar.
2) Escolha uma porta e clique no respectivo botão.
3) Depois de uma porta com o bode ser aberta, escolha uma das opções apresentadas, "Não troco a porta" ou "Troco a porta" e clique no botão correspondente.
4) Clique em Novo Jogo para uma nova simulação.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra

Para ver uma solução deste problema, clique AQUI.



Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/o-problema-de-monty-hall/