E haja unidades de medida! – Atividade 4

Atividade 4


Medidas estranhas

Em 1875, o Brasil foi um dos países que assinaram a chamada "Convenção do Metro", em Paris, visando a adoção do metro como unidade básica de medida do comprimento. Antes disso, no tempo da colônia e do Império, o Brasil tinha um sistema de medidas muito confuso e diversificado. O comprimento, por exemplo, era medido em palmos, côvados, varas, braças e léguas e, a área, em jeiras e alqueires. O peso (ou a massa), por sua vez, era medido em libras, onças e quintais.
Mas, mesmo nos dias de hoje, a utilização do SI não é absoluta no país e ainda nos deparamos com unidades de medida que dele não fazem parte, embora o Inmetro possa até aplicar multas pesadas aos que não utilizam as medidas padrão.

(1) Conversem com seus pais, outros parentes, vizinhos e conhecidos e pergunte se eles conhecem ou utilizam alguma unidade de medida estranha ou não prevista no SI.
(2) Pesquisem em livros e em sites confiáveis sobre unidades não previstas no SI, mas que são utilizadas em diferentes regiões do país.
(3) Elaborem tabelas de conversão entre as unidades pesquisadas e as respectivas unidades correspondentes no SI.
(4) Consultem seus Professores e a Coordenação da Escola onde vocês estudam sobre a viabilidade da divulgação da pesquisa de vocês nas dependências da escola.
Em caso positivo, preparem cartazes com as descrições das unidades de medida pesquisadas e com tabelas de conversão.
E não se esqueçam: façam esta etapa da Atividade com a supervisão de pelo menos um Professor.


Equipe COM – OBMEP

Voltar para Sala Inicial


Smiles extraídos de Freepik

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/e-haja-unidades-de-medidas-atividade-4/