E haja unidades de medida! – Atividade 3

Atividade 3

(Atividade adaptada das Notas de aula do Professor Cleber Fernandes – IFRJ)


De Kelvin a Fahrenheit, passando por Celsius e Réaumur

Podemos relacionar as temperaturas medidas em Escalas Termométricas diferentes utilizando conhecimentos geométricos.
Leiam o texto a seguir e respondam às questões abaixo.

Na maioria dos países da Europa, a temperatura é indicada na escala Celsius [tex](C)[/tex]. No norte da Europa e nos Estados Unidos, usa-se a escala Fahrenheit [tex](F) [/tex]. No trabalho científico, é habitual utilizar a escala Celsius ou a escala Kelvin [tex](K)[/tex].
A conversão da temperatura expressa em graus Celsius para graus Fahrenheit pode ser feita utilizando-se uma fórmula obtida pela aplicação do Teorema de Tales na figura representativa abaixo.

a) Obtenha uma fórmula que expresse a temperatura [tex]F[/tex], em graus Fahrenheit, em função da temperatura [tex]C[/tex], em graus Celsius, utilizando o Teorema de Tales.
b) Calcule a temperatura, em graus Fahrenheit, relativa a [tex]75^\circ\ C[/tex].

A conversão da temperatura expressa em graus Celsius para Kelvin pode ser feita utilizando-se a fórmula [tex]\boxed{K=C+273}[/tex].

c) Construa uma figura, análoga à figura do texto acima, com a qual possa ser estabelecida uma fórmula que expresse a temperatura [tex]K[/tex], em Kelvin, em função da temperatura [tex]C[/tex], em graus Celsius.
d) Utilize o Teorema de Tales de modo a confirmar a fórmula [tex]K=C+273[/tex].
e) Construa uma figura, análoga à figura do Texto [tex]1[/tex], com a qual possa ser estabelecida uma fórmula que expresse a temperatura [tex]K[/tex], em Kelvin, em função da temperatura [tex]F[/tex], em graus Fahrenheit.
f) Utilize o Teorema de Tales de modo a determinar uma fórmula que permita converter diretamente uma temperatura expressa em graus Kelvin para graus Fahrenheit.

A escala Réaumur (símbolo: [tex]^\circ Ré[/tex], [tex]^\circ Re[/tex], [tex]^\circ R[/tex]) é uma escala de temperatura proposta em [tex]1730[/tex] pelo físico e inventor francês René-Antoine Ferchault de Réaumur [tex](1683-1757)[/tex] cujos pontos fixos são o ponto de congelamento da água [tex](0^\circ R)[/tex] e seu ponto de ebulição [tex](80^\circ R)[/tex].

g) Construa uma figura análoga à figura do Texto, com a qual possa ser estabelecida uma fórmula que expresse a temperatura [tex]K[/tex], em Kelvin, em função da temperatura [tex]R[/tex], em graus Réaumur.
h) Utilize o Teorema de Tales de modo a estabelecer uma fórmula que relacione uma temperatura em Kelvin com uma temperatura em graus Réaumur.
i) Construa uma figura, análoga à figura do Texto, com a qual possa ser estabelecida uma fórmula que expresse a temperatura [tex]F[/tex], em graus Fahrenheit, em função da temperatura [tex]R[/tex], em graus Réaumur.
j) Utilize o Teorema de Tales de modo a determinar uma fórmula que permita converter diretamente uma temperatura expressa em graus Fahrenheit para graus Réaumur.



Equipe COM – OBMEP

Voltar para Sala Inicial


Smiles extraídos de Freepik

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/e-haja-unidades-de-medidas-atividade-3/