.Problema para ajudar na escola: As revistas da Lívia

Problema
(A partir do 9º ano do E. F. – Nível de dificuldade: Fácil)


Lívia chegou em casa, depois de um dia exaustivo de aulas, e deixou sobre a sua escrivaninha duas revistas de Biologia, de forma que uma delas cobria parcialmente a capa da outra, conforme ilustra a figura a seguir.

Considerando que as duas revistas são idênticas e possuem formato retangular, verifique se a medida da área de contato das capas, representada colorida na próxima figura, é maior, menor ou igual à metade da medida da área da capa de qualquer uma das duas revistas.

Solução


Sejam [tex]a[/tex] e [tex]b[/tex] os comprimentos dos lados dos retângulos definidos pelas capas das revistas da Lívia. Dessa forma, a área da capa é [tex]\boxed{A_{capa}=a\times b}[/tex] unidades de área.
Por outro lado, observe que a área alaranjada em questão é a soma das áreas [tex]A_1[/tex] e [tex]A_2[/tex] indicadas na figura a seguir.

Assim, essa área alaranjada é dada por [tex]\textcolor{#F87217}{A_{al}}=\dfrac{a\times b}{2}+A_2[/tex]. Como [tex]A_2 \gt 0[/tex], então a área alaranjada [tex]\textcolor{#F87217}{A_{al}}[/tex] é maior do que [tex]\dfrac{a\times b}{2}[/tex], que é metade da área de cada capa. Observe:
[tex]\qquad \textcolor{#F87217}{A_{al}}=A_1+A_2\\
\qquad \textcolor{#F87217}{A_{al}}=\dfrac{a\times b}{2}+A_2\\
\qquad \textcolor{#F87217}{A_{al}} \gt \dfrac{a\times b}{2}\\
\qquad \fcolorbox{black}{#eee0e5}{$\textcolor{#F87217}{A_{al}} \gt \dfrac{A_{capa}}{2}$}\, .\\
[/tex]
Portanto, a medida da área de contato das capas das revistas é maior que a metade da medida da área da capa de qualquer uma das duas revistas.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Se for conveniente, você pode obter um arquivo PDF desta página, com o problema e a solução, clicando no botão abaixo.
Você pode abrir o arquivo diretamente no seu navegador (Chrome, Edge, Firefox, Safari, entre outros), mas também pode utilizar o software gratuito Adobe Acrobat Reader.
Caso o dispositivo que você está utilizando não tenha o Acrobat Reader instalado, é só clicar AQUI para fazer o download adequado ao seu dispositivo.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/problema-para-ajudar-na-escola-as-revistas-da-livia/