Voltar para Vídeo 009

Resenha_006: De malas prontas




Vídeo: De Malas Prontas

       Já deve ter acontecido para muitos de vocês: você está arrumando a sua mala para uma viagem e tem a impressão de que a mala encolheu ou suas roupas aumentaram de tamanho, pois ela não quer fechar de jeito nenhum!

       Raquel estava passando pelo mesmo problema, até que um funcionário muito gentil da companhia aérea resolveu ajudá-la. Adivinhem como ele fez isso? Ele usou matemática! Sim, matemática!!

       Utilizando o Princípio Fundamental de Contagem (PFC), ele mostrou para Raquel que ela não precisava levar toooodas aquelas roupas e, mesmo assim, ela teria vários modelos diferentes de roupas para usar!

       O moço ainda ajuda Raquel a entender que, contrariando o que ela acreditava, as chances de a sua mala ser sempre a última na esteira de bagagem são tão baixas, que isso é praticamente impossível de acontecer! E você vai se impressionar com a quantidade de modos diferentes de serem colocadas apenas 20 malas na esteira! Ah, o funcionário ainda explica o que é o fatorial, que é um símbolo muito bacana que foi criado para simplificar determinadas multiplicações.

Quer saber mais sobre como funciona o Princípio Fundamental de Contagem e o que é o Fatorial?

Clique na tela e boa viagem!

Ah, você ainda pode aproveitar e aprender alguns truques para a sua mala fechar da próxima vez, que tal?!



Por Andressa Wickert Kreutz
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: De Malas Prontas
Título da Resenha: Uma Bagagem de Conhecimento

      O vídeo em questão faz parte da série Matemática na Escola, uma iniciativa do projeto Matemática Multimídia em parceria com a Unicamp. Este recurso educativo tem o intuito de introduzir o Princípio Fundamental da Contagem de forma simples, natural e acessível, de modo que o aluno se interesse pelo conteúdo e se divirta com a situação do personagem no curta-metragem.

      Raquel é uma jovem ligada ao mundo da moda e não quer fazer feio em sua viagem, por isso pretende levar em sua mala muitas peças de roupas. Porém, sua mala é pequena demais para tanto estilo e, então, a moça conta com a ajuda de um funcionário da empresa aérea para calcular quantas combinações podem ser feitas com uma quantidade de peças que caibam em sua bagagem.

      Será que dois pares de tênis, três pares de meias, quatro calças e oito blusas diferentes, suprirão as necessidades combinatórias de Raquel? Para calcular a quantidade de modelos oferecidos por essas peças não precisamos listar todas as possibilidades, podemos simplesmente utilizar o Princípio Fundamental da Contagem e multiplicar os quatro tipos de vestimentas, o que resultará nas possibilidades de combinações entre os trajes.

      Para descobrir se Raquel conseguirá organizar sua mala sem se atrasar para o voo, assista ao vídeo e ainda aprenda muito mais sobre esse conceito tão importante: combinações.

Embarque nesta viagem e bons estudos!



Por Gabriela Rodrigues Andrade
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: De Malas Prontas
Título da Resenha: Princípio Fundamental da Contagem e Fatorial

       O vídeo De Malas Prontas começa com um problema: Raquel não consegue colocar todas as roupas que precisa dentro de sua mala.

Mas como a matemática pode ajudar a moda?

       Neste vídeo, temos uma introdução bem simples sobre o PFC: Princípio Fundamental da Contagem. E como o problema da Raquel consiste em diminuir a quantidade de roupas que ela deve levar para sua viagem, então, devemos descobrir de quantas maneiras ela pode se vestir usando dois pares de sapatos, três pares de meia, quatro calças e oito blusas.

       E é assim que Raquel descobre, com a ajuda de um funcionário de uma empresa aérea, que não é preciso levar muitas roupas na sua viagem, pois com poucas peças ela pode fazer várias combinações.

       Também são mostrados no vídeo, vários outros exemplos em que se pode usar o PFC. Além disso, aprendemos sobre o Fatorial (!), que serve para indicar a multiplicação de um número natural pelos seus antecessores, até chegar ao número 1.

       O vídeo De Malas Prontas tem uma linguagem simples, que facilita o entendimento do assunto, e também nos mostra que o Princípio Fundamental da Contagem e o Fatorial até podem ser úteis em nossas vidas.



Por Jonas Cassiano Costa
aluno do PIC – OBMEP









Vídeo: De Malas Prontas

      De Malas Prontas é um episódio da série Matemática da Escola, da TV Escola, disponível no YouTube pelo canal M3 Matemática Multimídia, realizado por uma parceria do FNDE e dos Ministério de Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação. O episódio, de uma maneira interativa e acessível ao telespectador, apresenta como alguns conceitos matemáticos simples podem ajudar a resolver problemas do cotidiano, como, por exemplo, organizar as malas para uma viagem.

     Quem nunca teve uma mala em que não coubesse as roupas, calçados, etc.?

      Com uma multiplicação simples, 8 blusas, 4 calças, 2 sapatos e 3 pares de meias podem se transformar em 192 combinações diferentes de trajes! Isso se chama de Princípio Multiplicativo da Contagem (PMC) e também ajuda a descobrir, por exemplo, quantas combinações diferentes há num sorteio, num cofre, num baralho, ou o número de maneiras de se organizar malas numa esteira!

      Assim como os outros vídeos da série, este é uma ótima opção para aprender um pouco de matemática enquanto se relaxa, ou . . .

. . . enquanto se prepara para viajar!



Por Marcantônio Soares Figueiredo
aluno do PIC – OBMEP









Título da Resenha: “Matemática X Roupas”
Subtítulo: Quando a Contagem Auxilia na Viagem…
Vídeo: De Malas Prontas – M³ Matemática Multimídia

      M³ Matemática Multimídia é uma coleção de recursos educacionais, desenvolvida pela Unicamp. No divertido vídeo “De Malas Prontas”, ela nos traz o Princípio Fundamental da Contagem (PFC) e o conceito de Fatorial.

       Tudo se inicia com um fato bem corriqueiro que costuma preceder quase todas as viagens: a mala de Raquel é pequena para a quantidade de roupas que ela julga precisar. Aparentemente, é um enredo livre de quaisquer laços com a matemática, mas, se você pensou assim, terá que aprender mais uma vez que os mais diversos assuntos são permeados por essa instigante disciplina.

       Diante do problema de Raquel, um suposto funcionário da Airbrasil decide fazer as vezes de um matemático, ensinando-a a calcular as possíveis combinações de roupas utilizando o Princípio Fundamental da Contagem, além de citar várias outras de suas utilizações!

       Agora, será que você, como Raquel, tem aquela impressão chata de que sua mala é sempre a última na esteira de bagagem? Aprenda a calcular as possibilidades dessa ocorrência utilizando o Fatorial!

       Embora a incrível produção nos tome o mínimo tempo, ainda nos oferece um passeio pelo mundo das criações da grande estilista Coco Chanel!

      Clique na telinha e divirta-se aprendendo a maravilhosa matemática do cotidiano!

Não perca!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP




Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-009/resenha_006/

Deixe uma resposta