Atividade: Sistema Sanguíneo







Pesquisa


O sistema sanguíneo é um dos mais importantes sistemas do corpo humano, que tal conhecê-lo um pouco melhor?
Vocês verão que existem diversas grandezas relacionadas ao sistema sanguíneo e essas grandezas permitem que vocês possam entendê-lo melhor utilizando números. Além da busca na internet e em livros, visitem um hemocentro, um hospital ou um posto de saúde para realizar uma pesquisa sobre os dois assuntos abaixo indicados.

  • O sangue:

– O que é o sangue?
– Função do sangue no nosso corpo.
– Tipos sanguíneos.
– Componentes do sangue (formato; tamanho; quantidade de cada componente por milímetro cúbico de sangue).
– Volume de sangue no corpo.
– Densidade do sangue.
– Velocidade máxima do sangue.
– Quilometragem de veias.
– Maior veia do corpo (localização e tamanho).

Links sugeridos para ajudar na pesquisa
http://www.escolakids.com/sangue.htm
https://www.todamateria.com.br/sangue/

  • Dados sobre a frequência cardíaca de uma pessoa por faixa etária (em repouso x em atividade física)







Oficina: Medição de frequência cardíaca


Mesmo sem equipamentos podemos medir a frequência cardíaca de uma pessoa, descubram como isso pode ser feito.

Links sugeridos para ajudar na pesquisa
Como Calcular a Sua Frequência Cardíaca
Como Medir sua Pulsação


Agora é hora de pôr em prática o que vocês aprenderam sobre medição da frequência cardíaca.

  • Realizem a medição da frequência cardíaca de, pelo menos, 15 colegas de classe em repouso.
  • Realizem a medição da frequência cardíaca de, pelo menos, 15 colegas durante a realização de atividades físicas.
  • Comparem os dados obtidos com os valores pesquisados na primeira atividade.







Pesquisa de campo e campanha de doação


Numa pesquisa várias são as formas de coletar dados, uma delas é a entrevista de pessoas. Queremos que vocês entrevistem diversas pessoas para coletar dados sobre a doação de sangue na sua cidade.

  • Entrevistem, pelo menos, 50 pessoas perguntando seu tipo de sangue e se doam sangue (com que frequência e por quais motivos).
  • Entreguem panfletos sobre a doação de sangue (conseguidos na secretaria de saúde, hemocentro ou hospital).
  • Calculem o percentual de portadores de cada tipo de sangue entre as pessoas entrevistadas.
  • Calculem o percentual de doadores entre as pessoas entrevistadas.
  • Organizem os dados em gráficos de setores.
  • Analisem os percentuais calculados e os gráficos construídos e tirem conclusões.







Divulgação dos resultados


Divulguem os resultados das atividades realizadas para toda a comunidade escolar, por meio de exposição e/ou de palestra.

 

Bons Estudos!


Boa diversão!

 



Equipe COM – OBMEP



Julho de 2013.
Voltar para a Sala de Atividades

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/sistema-sanguineo/