Voltar para Vídeo 008

Resenha_003: “Pássaros Esvoaçantes e Telescópios Espaciais”

Resenha do Vídeo Pássaros Esvoaçantes e Telescópios Espaciais

Nesse vídeo, vemos uma palestra com o título “Pássaros Esvoaçantes e Telescópios Espaciais”, em que nos é mostrada a relação que existe entre essas duas formas do título da palestra: o origami!
O origami costumava ser apenas simples dobraduras, sem qualquer objetivo específico. Mas ele se transformou em algo diferente. O origami se tornou uma forma de arte!
O origami se baseia na dobradura. A arte da dobradura está presente em nosso meio há séculos, mas por incrível que pareça, uma coisa que parece ser tão “limitada” (a dobradura), ainda hoje está se descobrindo novas e novas formas! Para se ter uma ideia da complexidade de coisas que podemos fazer com simples dobras, no século XX, o origamista japonês Yoshizawa criou milhares de novos desenhos a partir do origami!
Vemos, no vídeo, várias figuras feitas a partir do origami: bodes, peixes, tartarugas, escaravelhos, aranhas, louvas-deus, cervos e tantas coisas mais! Tudo com uma riqueza de detalhes impressionante! Vemos até mesmo uma cascavel com mil escamas!! Também vemos um guitarrista, um baixista, um órgão e até mesmo uma cidade inteira feita a partir do origami: casas, prédios, árvores e até um dragão!
Todas essas figuras incríveis foram feitas a partir de uma única folha, só com dobras (centenas delas!), sem cortes!
Uma pergunta que o palestrante faz é o que, então, mudou, para que, no mundo moderno, o origami tenha se transformado em uma coisa tão complexa?
“O que mudou foi algo que não esperariam ver em uma arte”, diz ele, “que é a matemática!” Sim, meus caros, pura e simples matemática! Matemáticos aplicaram princípios matemáticos ao origami e descobrirão suas quatro leis fundamentais, que são expostas e explicadas no vídeo.
Vemos, de uma forma bem-humorada, que o segredo da produtividade em tantas áreas, é permitir que os mortos façam o trabalho por nós! É pegar o nosso trabalho, transformá-lo em um problema que outros já resolveram e usar a solução delas!
No origami isso foi feito, com a descoberta, na década de 90, de que se podia fazer figuras bastante complicadas, através da dobradura, apenas aglomerando círculos! Aí utilizaram os estudos que os antigos matemáticos já haviam descoberto sobre aglomerações de círculos e os aplicaram no origami!
No mundo moderno, o origami está tendo aplicações até mesmo na medicina, na ciência, no espaço, no corpo: em painéis solares, telescópios espaciais, airbags, stents coronário.
No fim, o palestrante faz uma surpreendente observação: com o recente estudo intensivo na arte do origami, pode até se tornar verdade, muito antes do que imaginamos, que o origami salve vidas!

Assista o vídeo e descubra! Não perca!

 



Por Andressa Wickert Kreutz
aluna do PIC – OBMEP

Título da Resenha: Origami Revolucionário

Subtítulo: Matemáticos & Origamistas
Vídeo: Pássaros Esvoaçantes e Telescópios Espaciais

         O que é Origami? A incrível palestra “Pássaros Esvoaçantes e Telescópios Espaciais”, apresentada em 2008, na Califórnia, está agora a nosso alcance via HH e revolucionará sua resposta à essa pergunta. Em menos de 16 minutos, você se surpreenderá com a mais nova técnica origamista: O Origami Computacional. Robert Lang, um físico americano, nos apresenta, em linhas relativamente simples, o poder da matemática na técnica origamista, trazendo utilidades surpreendentes.
          De insetos curiosos a telescópios espaciais; de animações a irbag’s. Não são poucos os aspectos cobertos pela nova e fascinante técnica do Origami Computacional. Tentando mensurar seu alcance, basta dizermos que já há um programa computacional capaz de gerar padrões de dobras para a formação de qualquer figura imaginada – ou não. Fazendo parte de um Programa de Matemática, podemos sentir-nos orgulhosos ao perceber, a cada segundo, que a centelha que dá a vida a tantas novidades e utilidades é, logicamente, a matemática.
         Conheça as leis do Origami, embrenhe-se nos mais diversos padrões e torne-se, quem sabe?, o mais recente Matemático Origamista!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP

Resenha do Vídeo Pássaros Esvoaçantes e Telescópios Espaciais

O Vídeo “Pássaros Esvoaçantes e Telescópios Espaciais” nos mostra, através da palestra de Robert Lang, a curiosa relação entre os Pássaros Esvoaçantes e os Telescópios Espaciais: O Origami.

Com certeza todos que o assistirem irão mudar de opinião à respeito do Origami, que não é apenas uma dobradura simples e sem valor, pássaros esvoaçantes, brinquedos, jogos do advinha, etc. Ele evoluiu, e hoje, com o auxílio da matemática, é muito mais do que isso: é uma forma de escultura, de arte.
 
Além disso, o telespectador verá que apesar do Origami envolver uma enorme complexidade, é obtido através de quatro leis simples e fáceis de entender, aplicadas em apenas três passos, mas fundamentais:

  1. O primeiro é simples: desenhar uma figura de palitos;
  2. Mas o passo intermediário – que vai da descrição abstrata até a forma dobrada – esse é difícil.
     Mas, tendo a matemática como aliada, se torna mais fácil chegar ao último passo:
  3. Realizar as dobraduras.

Enfim, esse vídeo nos mostra, de forma envolvente e surpreendente, a diversidade de formas que podemos obter através de dobraduras, que resultam do perfeito trabalho em conjunto da matemática, computação e tecnologia.

Portanto, não perca!

Origami_resenha



Por Vanessa Lemos Amorim
aluna do PIC – OBMEP

Resenha do Vídeo – Pássaros Esvoaçantes e Telescópios Espaciais

O vídeo Pássaros Esvoaçantes e Telescópios Espaciais mostra uma aula sobre desenhos e construções de Origamis, que é uma arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel e que cria representações de objetos e seres em forma geométrica, sem cortar ou colar o papel. Além de o Origami utilizar um pequeno número de dobras diferentes, pode-se ter diversas combinações, para se construir desenhos complexos.

O Origami surgiu na Japão e tornou-se cada vez mais popular. O Origami se espalhou para os Mouros, no Norte da África, depois foi passado para a Espanha, que passou a arte para a América do Sul. Akira Yoshizawa criou a ideia da dobragem criativa e inventou um conjunto de métodos, permitindo fazer vários animais e pássaros.

Mas há uma pergunta a responder: qual a relação entre Matemática e Origami?
É que a prática e o estudo do origami envolvem muitos tópicos de Matemática, como o problema do alisamento da dobragem. A dobragem de um modelo alisável tornou-se um problema NP completo. Os problemas do Origami são de grande importância prática, como a dobragem Miura, que é uma dobragem rígida usada a levar ao espaço grelhas de painéis solares para satélites.

O vídeo fala também sobre o Origami Computacional; mas que é isso?
O Origami Computacional é uma interseção entre a ciência da computação e a Matemática do Origami, na qual o objetivo é desenvolver algoritmos (conjunto de operações) que resolvem problemas relacionados à dobragem de papéis.


Fontes de Pesquisa:
[1]
[2]



Por Vinícius da Silva Baquete
aluno do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-008/resenha_003-passaros-esvoacantes-e-telescopios-espaciais/

Deixe uma resposta