Voltar para Vídeo 006

Resenha_002: Escher e a Geometria

Resenha do Vídeo Escher e a Geometria

Sem necessitar de muito saber matemático, o Vídeo “Escher e a Geometria” mostra uma visão geral da exposição das obras do artista em São Paulo. Logo de início, as suas construções impossíveis são base para um questionamento interessante à respeito da ilusão de ótica. Há uma breve passagem pelo museu, enfatizando o caráter do holandês de transformar a realidade, com destaque para a explicação minuciosa de cada quadro. Sem cair para o lado educativo, o Vídeo instiga a curiosidade para a visualização de outras obras de Escher.

Excelente, porém, não tanto quanto tal artista!



Por Bruna Alves Ramalho
aluna do PIC – OBMEP

Resenha do Vídeo Escher e a Geometria

O Vídeo “Escher e a Geometria” nos apresenta um pouco da maravilhosa exposição Mundo Mágico de Escher, na qual conhecemos um pouco mais da geometria e como ela é relacionada com a arte segundo Escher. Suas obras são incríveis, com uma precisão impressionante, são obras que exploram a simetria e as construções tridimensionais a fim de causar ilusões ópticas.
Neste vídeo nos é apresentado um jeito diferente de ver a geometria, vemos ela integrada no cotidiano e na natureza, descobrimos ela através das obras em exposição. Isso nos dá uma visão mais ampla do ambiente em que vivemos e perdemos um pouco daquela noção de a geometria ser abstrata, sempre imaginária, e passamos a identificá-la na natureza, concretamente.
É como se ela sempre estivesse ali, somente esperando para ser descoberta.
Um vídeo que nos informa e nos educa, não só para a matemática, mas também desperta nosso interesse pela história deste grande artista que foi Maurits Cornelis Escher.



Por Bruna Maria Frutuoso
aluna do PIC – OBMEP

Explanação crítica: As Obras de Escher

          Escher e a Geometria é um dos vídeos da série Espaço e Forma, da Revista Nova Escola. Ele é apresentado pela repórter Paula Nadal e acontece dentro da exposição O Mundo Mágico de Escher, que reuniu quadros, litografias, desenhos e esculturas do artista gráfico holandês Maurits Escher, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, em julho de 2011.
          No vídeo, a apresentadora, com o apoio do arquiteto e professor Roberto Pompéia, nos leva a admirar e entender as obras de Escher, famoso pelo uso da simetria para criar efeitos de ilusões de ótica em seus quadros e construções.
         Durante a excursão, Roberto Pompéia explica como Escher explorava a simetria, o tamanho, os poliedros e padrões geométricos, o tamanho e a perspectiva para criar suas obras fascinantes. “É muito difícil para um artista começar um quadro pela teoria. Ele vai colocar a sua emoção, vai colocar a sua vida na sua obra, e a partir daí, ele consegue resgatar uma lógica.” diz ele. O professor também explica a obra “Metamorfose”, além de várias outras de autoria de Escher, composta por retas ortogonais, que se transformam em quadrados, que se transformam imagens tridimensionais, como um jogo de xadrez ou a vila italiana onde Escher morou, em um mesmo quadrado.
          Ao final do vídeo, Pompéia diz:

“Todo conhecimento é uma grande construção, e toda construção é, inevitavelmente, uma ordem. Só existe construção, se for uma forma de ordenar as coisas. Portanto, o papel do professor de matemática é fundamental: é de mostrar o quanto é bonito, o quanto é bela toda essa ordem existente na natureza, no universo. A ordem do próprio conhecimento também é matemática.”

          Na minha opinião, o vídeo, feito com clareza e dedicação, é uma ótima maneira de podermos entender e enxergar as obras de Escher, e como, através dessas obras, ele nos mostrou como é bela a arte da geometria!



Por Marcantônio Soares Figueiredo
aluno do PIC – OBMEP

Título da Resenha: Matemática no Espaço e na Forma

Subtítulo: A Centelha que dá a Vida à Arte
Vídeo: Escher e a Geometria – Nova Escola

          Em Escher e a Geometria, um interessante vídeo produzido pela Nova Escola, somos levados a um fascinante passeio pela mostra O Mundo Mágico de Escher, do Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Já no início do vídeo, somos instigados, pela repórter Paula Nadal – nossa “guia” -, a meditar sobre conceito de tamanho, diferentes pontos de vista e ilusão de ótica.
         O vídeo, muito bem elaborado, mescla a exposição das obras ao telespectador com os comentários do arquiteto e professor Roberto Pompéia, que nos elucida a respeito do artista holandês Maurits Escher e nos ensina a enxergar o belíssimo papel da geometria em suas obras. Acompanhando as obras e a explicação do professor, não é difícil perceber a presença de poliedros -inclusive os sólidos platônicos- e padrões geométricos nas mais belas e famosas obras de Escher, como Metamorfose. Tente!
         Entre outras diversões altamente instrutivas, aprenda de forma rápida e simples como confeccionar a Fita de Möbius, um objeto tridimensional com apenas uma face e uma aresta, também utilizado nas obras do artista em questão! A litografia Desenhando-se, de mesma autoria, traz-nos Simetria e Metáfora como seus principais elementos.
         Incrível do começo ao fim, o vídeo é imperdível para todos, culminando em uma interessante definição do papel de um professor de matemática!

Não Perca!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-6/resenha_002-escher-e-a-geometria/

Deixe uma resposta