Voltar para Vídeo 007

Resenha_001: Inspirations


Resenha do Vídeo Inspirations

Este vídeo é um curta-metragem produzido por Cristóbal Vila, imaginando como seria a oficina, o local de trabalho, do matemático Maurits Cornelis Escher. É acompanhado pela bela canção “Lost Song” composta por Ólafur Arnalds , um músico islandês.

O vídeo nos expõe vários objetos, pinturas, quadros, teoremas de matemática. Tomando alguns exemplos, vemos, logo no início, a Demonstração da distribuição binomial, um pouco mais adiante temos os sólidos platônicos, o modelo da cicloide, a representação do Último Teorema de Fermat e da Equação de Euler, entre muitos outros…

Para vermos todos esses símbolos matemáticos por trás de objetos e quadros é preciso, é claro, um conhecimento um pouco mais aprofundado de matemática. Mas quem não conhece a Matemática ainda tão a fundo, não se desanime! Você pode simplesmente, se deixar encantar pela enorme simetria e ordem das coisas que aparecem no vídeo, tudo tão complementar um ao outro! Deixe sua mente livre para viajar e se imaginar, vejam só, como se você fosse o próprio Escher e estivesse em seu local de trabalho!

Não deixe de ver esse vídeo, é muito bom!

O vídeo “Inspirations” faz jus ao seu nome e realmente nos inspira e muito! Nos inspira a vermos o mundo de outra forma, procurando em cada objeto, cada ser vivo, em todas as coisas, a pura e simples matemática!
Constate que a matemática, ah, ela está por toda parte!



Por Andessa Wickert Kreutz
aluna do PIC – OBMEP


A Inspiração que Contagia

O vídeo Inspirations foi elaborado pelo cineasta Cristóbal Vila que celebra a Arte Matemática de Maurits Cornelis Escher. É evidente que o cineasta tentou representar o mágico local de trabalho deste grande artista e estudioso mundialmente conhecido. A curta-metragem, acompanhada pela bela canção “Lost Song” de Ólafur Arnalds, de fato conseguiu alcançar o seu objetivo de transmitir inspiração ao público.
Foi feita uma representação muito intrínseca e poética sobre assunto, utilizando objetos com grande importância para a matemática, ciência, física, arte e geometria, além de citar, através de imagens, obras e teoremas, grandes nomes, como: Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Leonhard Euler, Fermat-Wiles, Luitprand, Gustav Klimt e muitos outros artistas e matemáticos. Essas características do vídeo ajudam a expressar o quanto Escher foi aplicado, esforçado, inteligente e talentoso, o que já é bastante explicito em suas obras de construções impossíveis, ilusionistas e simétricas.
Tais aspectos tornam Escher mais próximo da matemática do que da arte, pois suas obras revelam mais raciocínio, criatividade e geometria do que arte.
A forma impecável como foi apresentado o espaço de trabalho, os objetos ali presentes, a musica harmoniosa e o modo abstrato e animado na representação de alguns aspectos, contribuíram para tornar a curta-metragem mais inspiradora e recomendável, despertando mais curiosidade e vontade de aprender.

Não deixe de assistir a essa inspiração!!



Por Gabriela Rodrigues Andrade
aluna do PIC – OBMEP

A Inspiração que Contagia

O belo vídeo Inspirations, do cineasta Cristóbal Vila dos estúdios Etérea, tenta recriar de forma ficcional e interessante, o local de trabalho do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher, conhecido mundialmente por suas gravuras com ilusões de ótica. Usando o xadrez, expressões matemáticas, ilusões de ótica, entre outros objetos, o cineasta recria um lugar cheio de conceitos matemáticos e científicos que poderiam fazer parte do cotidiano de Escher. A música Lost Song de Ólafur Arnalds se encaixa perfeitamente como plano de fundo tornando o ambiente ainda mais interessante e propício ao aprendizado.
Assista ao vídeo e se inspire também com a arte e a matemática de Escher!



Por Jonas Cassiano Costa
aluno do PIC – OBMEP


Título da Resenha: Inspiração Matemática

Subtítulo: A Arte de M. Escher Toma Lugar na Arte de C.Vila
Vídeo: Inspirations – by Cristóbal Vila

“Inspirations” é, de fato, um perfeito nome para o vídeo do cineasta espanhol Cristóbal Vila, apresentado pela Etérea Estudios. Ao som de “Lost Song”, por Ólafur Arnalds, deslizamos pela idealização do ambiente de trabalho do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. Mediante a paixão de Escher por formas e ilusões matemáticas, altamente observada em suas obras, Cristóbal Vila uniu, neste curto vídeo, alguns dos aspectos mais interessantes e inspiradores da Matemática.

Lendas, como a envolvida na criação do Xadrez; identidades e fórmulas instigantes, como O Último Teorema de Fermat e a Identidade de Euler; formas incríveis como os Sólidos Platônicos e o Triângulo de Reuleaux; o Pêndulo de Newton; os desenhos de Leonardo da Vinci; o problema das pontes de Königsberg… As curiosidades matemáticas evocadas são incontáveis e chego a crer que, sempre que “reassistirmos” este inspirador vídeo, nos depararemos com um novo objeto, com um novo detalhe.

Basta clicar na telinha e ingressar em um mundo envolvente,
repleto de música e matemática.
Inspire-se e divirta-se!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-007/resenha_001/

Deixe uma resposta