. Jogo: Quadrado mágico

Apresentação

O quadrado mágico é um tipo de tabela quadrada cujas células contêm números distribuídos de tal forma que as somas dos números de cada coluna, de cada linha e das duas diagonais são sempre iguais, sendo que nenhum destes números se repete. Não se sabe ao certo a origem dos quadrados mágicos, mas há registros do seu uso em épocas muito antigas na China e na Índia (há cerca de 3000 anos). O nome “quadrado mágico” foi dado pois, na época, acreditava-se que esses quadrados tivessem poderes especiais.
O nosso jogo apresenta uma tabela [tex]4 \times 4[/tex] que deverá ser preenchida segundo as regras dos quadrados mágicos:

  • as somas dos números de cada linha horizontal, de cada linha vertical e das duas diagonais devem ser iguais.




Instruções

(1) Em cada partida, o applet apresentará uma tabela quadriculada [tex]4 \times 4[/tex] com algumas células preenchidas e alguns quadradinhos numerados que permitem o preenchimento da tabela principal.

  • Para arrastar um quadradinho e torná-lo uma célula da tabela, basta clicar nele com o botão esquerdo do mouse, manter o botão apertado e, em seguida, movimentar o mouse.

(2) Ao clicar no centro das setinhas que aparecem no canto superior direito do applet, uma nova partida é iniciada, mesmo que a partida em curso não tenha sido finalizada.




O jogo


Criado com o GeoGebra – Adaptado de La habitación de Fermat

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-quadrado-magico/