bb_Malba Tahan

Malba Tahan

O contador de histórias e escritor árabe Malba Tahan, autor de vários livros de matemática, didática e literatura oriental, foi, na verdade, um personagem criado pelo professor de matemática brasileiro Júlio César de Mello e Souza.
 


      Júlio César de Mello e Souza nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, e faleceu em 18 de junho de 1974, em Recife. Formou-se professor pela Escola Normal e depois engenheiro pela Escola Nacional de Engenharia. Casou em 1925 e teve três filhos
       Lecionou em diversos estabelecimentos de ensino: começou lecionando História e Geografia, depois começou a ensinar Física e, finalmente, decidiu ensinar Matemática.
Usando o personagem Malba Tahan publicou inúmeras obras, entre as quais o famoso “O homem que calculava”. Júlio Cesar e Malba Tahan escreveram mais de uma centena de títulos.
Nas mais de 2000 palestras que proferiu ao longo da sua vida, nas suas aulas ou nos livros que escreveu, o professor Júlio César defendia o estudo dirigido, o uso dos jogos e a manipulação de objetos nas aulas de Matemática. Era, também, um defensor da instalação de Laboratórios de Matemática em todas as escolas.
 
Malba3
Em 2013, o Governo do Brasil instituiu, em sua homenagem, o Dia Nacional da Matemática, na data de seu nascimento.

Visite o Site Oficial da Família e dos Admiradores de Malba Tahan.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/bb_malba-tahan/