. Jogo: Barrinhas coloridas atrapalhadas


Apresentação

Este é um jogo de lógica que é composto de uma malha quadriculada 4 x 4 que apresenta quinze quadradinhos coloridos: quatro azuis, quatro verdes, quatro rosas e 3 alaranjados. Esses quadradinhos podem ocupar qualquer posição na malha e, clicando sucessivamente com o mouse sobre eles, podem ser produzidas barrinhas com essas quatro cores.
Para jogar, vocês podem reproduzir, inicialmente, as barrinhas mostradas na malha que aparecerá à esquerda do applet. Depois, vocês podem inventar padrões diferentes e desafiar seus colegas a reproduzi-los. Organizem competições, estipulem tempos mínimos, enfim,

D i v i r t a m – s e ! ! !

Vejam alguns padrões:

carinha19





Instruções

Você tem à direita do applet uma malha quadriculada 4 por 4 (Imagem inicial).
Nessa malha, clicando em qualquer quadradinho colorido vizinho ao branco, o quadradinho colorido e o branco mudam de posição. Mas se você clicar em um quadradinho colorido que não seja adjacente ao quadradinho branco, nada acontecerá…
Assim, escolha padrões que resultem desse tipo de movimento (como por exemplo o que aparece à esquerda do applet) e saia fazendo clic, clic até conseguir reproduzi-lo.
Para retornar à posição inicial da malha, clique nas setinhas que aparecem no canto superior direito do applet .
Boa Sorte!





O jogo


OBMEP_srg, criado com o GeoGebra
Adaptado de joningram

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/barrinhas-coloridas-atrapalhadas/