b_Sonya Kovalevsky

Sonya Kovalevsky / Sofia Kovalevskaya

Sonya Kovalevsky

[tex]\quad [/tex] Sonya Kovalevsky, também conhecida como Sofia Kovalevskaya, foi a maior matemática antes do século vinte e era a matemática russa mais famosa no final do século dezenove. Ela foi a primeira mulher a ser nomeada para a Academia de Ciências da Rússia e a terceira a conseguir um cargo acadêmico como Professora na Universidade de Estocolmo. Sofia se distingui pelas suas contribuições para a teoria das equações diferenciais.


[tex]\quad [/tex]Sonya Vasilyevna Kovalevsky (Moscou, 15 de janeiro de 1850 — Estocolmo, 10 de fevereiro de 1891) era filha de um oficial de artilharia de origem polaca e, aos onze anos, começou a aprender matemática lendo o papel de parede de um quarto de sua casa que apresentava páginas de um texto matemático de Ostrogradsky sobre cálculo diferencial e integral. Em 1865 fez um curso com Aleksandr Strannoliubskii, professor de matemática na academia naval de São Petersburgo, que reconheceu seu potencial como matemática.
[tex]\quad [/tex] Casou com Vladimir Kovalevsky, um paleontólogo, em 1868, e em 1869 mudou-se para Heidelberg (na Alemanha), onde o marido tinha conseguido uma posição académica. Sonya tentou ingressar no curso de matemática da universidade local que não aceitava senhoras como alunas, mas permitiu que ela assistisse informalmente às aulas. Por três semestres ela assistiu palestras com Kirchhoff, Helmholtz, Koenigsberger e du Bois-Reymond.
[tex]\quad [/tex] Seguindo o conselho de Koenigsberger, em 1871 Sonya mudou-se para Berlim para estudar com Karl Weierstrass, ex-professor de Königsberger. Por ser mulher, ela não pôde assistir às aulas na universidade e por isso Weierstrass foi seu tutor particular durante os quatro anos seguintes.
[tex]\quad [/tex] Em 1874 ela havia terminado três trabalhos de pesquisa. Os artigos eram sobre equações diferenciais parciais, integrais abelianas e anéis de Saturno e lhe permitiram obter o grau de doutora pela Universidade de Göttingen.
[tex]\quad [/tex] De regresso à Rússia, apesar do título de doutorado e de cartas de recomendação de Weierstrass, Sonya não conseguia obter um cargo acadêmico. Torna-se, então, editora da secção de ciências de um jornal de São Petersburgo e escreve uma novela literária. Após cinco anos de afastamento, Sonya regressa à matemática, em 1882, com uma alocução na Academia de Ciências local. Em 1883 o marido de Sonya, de quem ela estava separada há dois anos, cometeu suicídio.
[tex]\quad [/tex] No início de 1884, Sonya começa a lecionar na Universidade de Estocolmo ministrando um curso em alemão sobre equações diferenciais parciais. Ela tornou-se editora da revista Acta Mathematica, assumiu a tarefa de ligação com os matemáticos de Paris e Berlim e também participou da organização de conferências internacionais. Em 1889 ela foi promovida a professora titular da Universidade de Estocolmo.
[tex]\quad [/tex]Em 1888 ganhou o Prémio Bordin da Academia de Ciências da França pelo seu trabalho sobre a rotação de um corpo rígido em torno de um ponto fixo. Com a sua pesquisa adicional sobre este assunto, ela ganhou um prêmio da Academia Sueca de Ciências em 1889. Também em 1889 ela foi eleita membro da Academia Imperial de Ciências da Rússia, sendo a única representante mulher da Academia.
[tex]\quad [/tex]Morreu em decorrência de complicações de uma gripe, em 1891, no auge de sua reputação.
 

Túmulo de Sonya Kovalevsky, em um cemitério de Estocolmo.


Curiosidades

Um aspecto curioso da vida de Sonya Kovalevsky é que, além do trabalho científico, ela também ganhou reputação como escritora, defensora dos direitos das mulheres e defensora de causas políticas radicais. Ela desenvolveu uma carreira simultânea na literatura e escreveu diversos romances, peças e ensaios, abordando a vida na Rússia e suas memórias de infância. Além disso, até sua morte, Sonya continuou com seu engajamento político ativo, sendo parte de vários grupos feministas de Estocolmo.
 
Kovalevsky


Frase de Sonya Kovalevsky:
“É impossível ser um matemático sem ser um poeta na alma.”


Caricatura de Sonya Kovalevsky /
Sofia Kovalevskaya


Doodle do Google de 15 de janeiro de 2014
164º aniversário de Sonya Kovalevsky


Selos Postais



Fontes:
Cultura Científica (Último acesso: 20/10/20)
Enciclopédia Britânica (Último acesso: 20/10/20)
MacTutor History of Mathematics archive (Último acesso: 20/10/20)
Mulheres na Matemática (Último acesso: 20/10/20)
Wikipédia (Último acesso em 20/10/20)

Paulo Ricardo Souza Rodrigues – aluno do PIC/OBMEP
Equipe dos Clubes de Matemática da OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_sonya-kovalevsky/