b_LNachbin

Leopoldo Nachbin

Nachbin
Leopoldo Nachbin (Recife, 7 de janeiro de 1922 — Rio de Janeiro, 3 de abril de 1993) foi um matemático brasileiro, muito importante para a matemática brasileira.
Leopoldo Nachibin é considerado o mais representativo Matemático brasileiro e foi o primeiro matemático brasileiro que, além de ter sua produção cientifica reconhecida, atuou decisivamente no desenvolvimento e estimulo da pesquisa matemática no Brasil.
Membro fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), duas das mais importantes instituições de pesquisa brasileira, recebeu em 1962 o prêmio oferecido pela Fundação Moinho Santista aos cientistas que se destacaram em suas áreas e, no mesmo ano, foi conferencista convidado do Congresso Internacional de Matemáticos em Estocolmo (Suécia). Em 1982, recebeu o prêmio Bernardo Houssay de Matemática concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).
Sua maior contribuição foram os estudos sobre os espaços Hewitt-Nachbin. Seu trabalho mais citado é o publicado no Transactions of American Mathematics Society, sobre o teorema de Hahn-Banach para aplicações em espaços normados. Teve quatro livros editados no exterior — The Haar Integral (1965), Topology and Order (l965), Elements of Approximation Theory (l967) e Topology on Spaces of Holomorphic Mappings (1969) – e quase cem artigos publicados em revistas de matemática nos Estados Unidos, França e Itália principalmente. Escreveu também livros sobre o ensino de matemática.
 
Antes de ter grande reconhecimento, estimulado por Luiz Freire (seu antigo professor), Nachbin se mudou para o Rio de Janeiro, onde graduou-se em engenharia civil em 1943, pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1948, foi estudar na Universidade de Chicago.
Nachbin foi um dos primeiros matemáticos brasileiros a receber bolsa de estudo de uma instituição americana.

 
nachbin2


Curiosidades

– Foi o primeiro matemático a receber o prêmio Moinho Santista, em 1962, dado a cientistas brasileiros de destaque.
Hewitt-Nachbin é considerado por Nachbin sua obra mais importante.
– É pai do Matemático André Nachbin e do repórter Luis Nachbin.
– Nachbin gostava muito de futebol.

nachbin 1


Vídeo

Um vídeo sobre Nachbin:http://globotv.globo.com/rede-globo/…/.
 



Fontes:
[1]
[2]
[3]

Luís Felipe Castro Xavier
aluno do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_lnachbin/