b_jlLagrange

Joseph-Louis Lagrange

Langrange_portrait

      Joseph Louis Lagrange (Turim, 25 de janeiro de 1736 — Paris, 10 de abril de 1813) foi um matemático e astrônomo franco-italiano que fez grandes contribuições para a teoria dos números e para a mecânica analítica e celeste. Seu livro mais importante, Mécanique Analytique, foi a base para todos os trabalhos posteriores neste campo.
       Seu pai era tesoureiro do escritório público de trabalhos e fortificações de Turim e sua mãe era filha de um médico de Cambiano, uma província de Turim. Lagrange era o primogênito de um total de onze filhos, dos quais, apenas ele e mais um irmão atingiram a idade adulta.
       O interesse de Lagrange pela matemática iniciou quando, aos 17 anos, ele leu uma cópia do trabalho do matemático e astrónomo Edmond Halley, sobre o uso da álgebra na óptica. Já aos dezenove anos, ele foi designado para um cargo de professor de matemática na Escola Real de Artilharia de Turim.
       Entre 1754 e 1756 trocou cartas com o conceituado matemático Leonhard Euler, que se mostrou bastante impressionado com as habilidades do jovem matemático Lagrange; tanto que Lagrange foi proposto por Euler para a Academia de Berlim e ele foi eleito membro da Academia em 2 de setembro de 1756. No ano seguinte, Lagrange fundou uma sociedade científica em Turim, que mais tarde se tornaria a Academia Real de Ciências de Turim.
       Em 1761, com apenas 26 anos, Lagrange já era reconhecido como um dos maiores matemáticos vivos.
       Lagrange recebeu em 1764 um prêmio oferecido pela Academia Francesa de Ciências. (O prêmio foi novamente concedido a Lagrange em 1772, 1774 e 1778.)

       Em 1766 Lagrange foi escolhido como sucessor de Euler no cargo de diretor da Academia de Berlim, por recomendação do próprio Euler e a convite de Frederico, o Grande. Em Berlim, Lagrange produziu um fluxo constante de artigos de alta qualidade, trabalhando em tópicos de astronomia, estabilidade do sistema solar, mecânica, dinâmica, mecânica dos fluidos, probabilidade, fundamentos do cálculo e teoria dos números.
       Após vinte anos em Berlim, Lagrange mudou-se para Paris à convite de Luis XVI, embora tenha recebido vários convites para voltar para Itália. Assim, em 18 de maio de 1787, ele deixou Berlim para se tornar membro da Académie des Sciences em Paris, onde permaneceu pelo resto de sua carreira.
       Nos anos de 1790, Lagrange foi um dos responsáveis do processo para a criação de um novo sistema de medidas, o sistema métrico. Particularmente, sua voz foi bastante convincente na escolha da unidade de medida para massa: o Quilograma.
       Napoleão nomeou Lagrange para a Legião de Honra e Conde do Império em 1808 e, em 3 de abril de 1813, Lagrange foi condecorado com a Grand Croix of the Ordre Impérial de la Réunion. Esta medalha era segunda maior honraria que se podia receber do império francês. Lagrange faleceu uma semana depois, aos 77 anos, na cidade de Paris, tendo sido sepultado no famoso Panthéon em Paris, onde ainda hoje se encontra o seu túmulo.

Imagem extraída da Wikimedia Commons

      A inscrição francesa do túmulo diz:
– JOSEPH LOUIS LAGRANGE. Senador. Conde do Império. Grande Oficial da Legião de Honra. Grã-Cruz da Ordem Imperial da Reunião. Membro do Instituto e do Bureau of Longitude. Nasceu em Turim em 25 de janeiro de 1736. Faleceu em Paris em 10 de abril de 1813.


Curiosidades

  • Lagrange é um dos 72 cientistas franceses proeminentes cujos nomes estão em placas ao redor do primeiro palco da Torre Eiffel, em Paris.

Imagem extraída de Flickr


  • A cidade de Turim homenageou Lagrange com uma escultura inaugurada em 1867, no centro de uma praça dedicada a ele.

Imagem extraída da Enciclopédia Britânica


A página de rosto do livro Méchanique Analitique, publicado em 1788.

Página de rosto do primeiro volume da edição de 1813 da Théorie des Fonctions Analytiques.

Página de rosto da edição de 1808 do Traité de la Résolution des Équations Numériques de tous les degrés


  • Uma caricatura de Lagrange

Imagem extraída da OpenLibra


  • Selo postal francês (1958)

Imagem extraída do site Alamy



Fontes:
Clube de Matemática da SPM (Último acesso: 20/02/20)
Enciclopédia Britânica (Último acesso: 20/12/20)
MacTutor History of Mathematics archive (Último acesso: 20/12/20)
Wikipédia (Último acesso: 20/12/20)

Breno Tavares da Rosa – aluno do PIC – OBMEP
Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_jllagrange/