b_Girolamo Cardano

Girolamo Cardano


       Girolamo Cardano (1501–1576) foi um matemático, físico e médico italiano, lembrado principalmente por seu trabalho Ars Magna – tratado dedicado exclusivamente à Álgebra e publicado em 1545. Nasceu em Pavia e morreu em Roma.
       Cardano iniciou seus estudos em Matemática com o pai, Fazio Cardano, que chegou a ser consultado por Leonardo da Vinci em questões de geometria. Posteriormente, ele entrou na Universidade de Pavia, onde seu pai havia estudado, para estudar medicina. Terminou seu curso na Universidade de Pádua, pois de 1521 a 1526 a universidade de Paiva foi forçada a fechar, devido à Guerra da Itália.
       Além da Álgebra, Cardano fez importantes contribuições à hidrodinâmica, à mecânica e à geologia. Consta que ele escreveu mais de 200 trabalhos sobre Medicina, Matemática, Física, Filosofia, Religião e Música. Particularmente, seu hábito de jogar levou-o a formular as primeiras regras da Teoria da Probabilidade, tendo escrito por volta de 1564 o livro Liber de Ludo aleae (Livro sobre jogos de azar), que só veio a ser publicado em 1663.
        Cardano queria praticar Medicina em uma cidade grande como Milão, mas não lhe foi concedida uma licença para tal. Então ele se estabeleceu na cidade de Saccolongo, onde praticava a Medicina sem licença. Lá, ele se casou com Lucia Banderini e eles tiveram três filhos. Finalmente, com a ajuda de alguns nobres, Cardano conseguiu uma posição de professor de Matemática em Milão e também recebeu sua licença para exercer a Medicina. Praticou Matemática e Medicina simultaneamente, até 1540, quando ele abandonou sua posição de professor, embora ainda se mantivesse interessado na Matemática.


"Ars Magna"


Obra-prima do Renascimento e considerada um dos três maiores tratados científicos do período, Ars Magna (A Grande Arte), foi escrita em 1545 por Girolano Cardano. A obra sempre foi alvo de profunda controvérsia quanto à autoria dos métodos ali descritos; mas, para especialistas, ela representa um novo olhar sobre antigos problemas e suscita, ainda hoje, a atenção de estudiosos da História da Matemática.
O Ars Magna é a primeira obra a conter métodos de resolução de equações de terceiro e quarto grau e nela os números complexos aparecem pela primeira vez.
Segundo o professor Flávio Ulhoa Coelho, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, "a publicação de Ars Magna levou a uma procura por fórmulas gerais para equações algébricas e também a um novo entendimento do que poderia ser a Álgebra. Os séculos seguintes trouxeram muitos desenvolvimentos na matemática, os quais poderíamos dizer que tiveram inspiração nesse livro".

Para entender um pouco da polêmica história da descoberta das soluções algébricas de equações de 3° grau e de 4° grau, clique AQUI.



Fontes:
[1] APPS UNIVESP – Último acesso em 02/07/20.
[2] “Ars Magna”, de Girolano Cardano, e os desdobramentos da história da matemática – Último acesso em 02/07/20.
[3] Mac Tutor – Último acesso em 02/07/20.

Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_girolamo-cardano/