Ângulo Central e Ângulo Inscrito – Problemas

Problemas

Problema 1: Na figura, o arco [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{BC}[/tex] mede [tex]120^\circ.[/tex]
Calcule o valor de [tex]x.[/tex]

Problema 2: Na figura, o ângulo[tex]A\hat{B}C[/tex] mede [tex]76^\circ.[/tex]
Calcule a medida angular do arco [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{\mathrm{ADC}}.[/tex]

Problema 3: Na figura, [tex]A, \, B[/tex] e [tex]C[/tex] são pontos da circunferência [tex]\lambda[/tex] de centro em [tex]O[/tex] e [tex]a[/tex] e [tex]c[/tex] são as medidas dos ângulos com vértices em [tex]A[/tex] e [tex]C[/tex], respectivamente.
Determine, em graus, a soma [tex]a+c.[/tex]

Problema 4: Na figura, [tex]A, \, B, \, C[/tex] e [tex]D[/tex] são pontos da circunferência [tex]\lambda[/tex] de centro em [tex]O[/tex].
Determine a medida [tex]x \, [/tex], em graus, indicada na figura.

Problema 5: Na figura, [tex]A, \, B[/tex] e [tex]C[/tex] são pontos da circunferência [tex]\lambda[/tex] de centro em [tex]O[/tex].
Se [tex]\overline{AB}[/tex] é um diâmetro de [tex]\lambda \, [/tex], determine a medida [tex]\theta \, [/tex], em graus, indicada na figura.

Problema 6: Qual o arco correspondente a um ângulo reto inscrito em uma circunferência?

Problema 7: Determine a medida em graus [tex]\beta[/tex] indicada na figura abaixo.

Problema 8: Na figura, [tex]A, \, B, \, C[/tex] e [tex]D[/tex] são pontos da circunferência de centro em [tex]O \, [/tex], sendo [tex]\overline{AB}[/tex] um diâmetro.
Conhecidas as medidas angulares dos arcos [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{AC \, }[/tex] e [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{BD \, }[/tex], conforme indicado na figura, determine, em graus, a soma [tex]\alpha+\beta+\theta.[/tex]

Desafio 1: Um ângulo excêntrico interior de uma circunferência é todo ângulo definido por duas cordas que se cruzam em um ponto interior da circunferência, diferente do centro.
Determinar a medida [tex]\theta[/tex] em graus do ângulo excêntrico interior [tex]A\hat{I}B[/tex] determinado pelas cordas [tex]\overline{AC}[/tex] e [tex]\overline{BD}[/tex] de uma circunferência de centro [tex]O \, [/tex], a partir das medidas angulares [tex]\alpha[/tex] e [tex]\beta[/tex] dos arcos [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{AB \, }[/tex] e [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{CD \, } \, [/tex], respectivamente, conforme indicado na figura abaixo.

Dicas:
(1) Lembre-se de que [tex]\alpha[/tex] e [tex]\beta[/tex] são as medidas em graus dos ângulos centrais [tex]A\hat{O}B[/tex] e [tex]C\hat{O}D[/tex] da circunferência de centro em [tex]O[/tex] que enxergam respectivamente os arcos [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{AB \, }[/tex] e [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{CD \, } \, .[/tex]
(2) O Teorema do ângulo externo pode ajudar.

Desafio 2: Um ângulo excêntrico exterior em uma circunferência é todo ângulo definido por duas semirretas que partem de um vértice exterior e que são secantes à circunferência.
Sejam [tex]\overline{AC}[/tex] e [tex]\overline{BD}[/tex] duas cordas de uma circunferência de centro [tex]O[/tex] cujas retas suportes se intersectam em um ponto [tex]E[/tex] exterior à circunferência.
Determinar a medida [tex]\theta[/tex] em graus do ângulo excêntrico exterior [tex]A\hat{E}B[/tex], a partir das medidas angulares [tex]\alpha[/tex] e [tex]\beta[/tex] dos arcos [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{AB \, }[/tex] e [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{CD \, } \, [/tex], respectivamente, conforme indicado na figura abaixo.

Dicas:
(1) Lembre-se de que [tex]\alpha[/tex] e [tex]\beta[/tex] são as medidas em graus dos ângulos centrais [tex]A\hat{O}B[/tex] e [tex]C\hat{O}D[/tex] da circunferência de centro em [tex]O[/tex] que enxergam respectivamente os arcos [tex]\stackrel{\frown}{AB \, }[/tex] e [tex]\stackrel{\frown}{CD \, } \, .[/tex]
(2) O Teorema do ângulo externo pode ajudar.

Desafio 3: Um ângulo de segmento em uma circunferência é todo ângulo cujo vértice é um ponto da circunferência, um dos lados é uma corda e o outro lado é tangente à circunferência no vértice do ângulo.
Determine a medida [tex]\alpha[/tex] do ângulo de segmento mostrado na figura abaixo, a partir da medida [tex]\beta[/tex] do ângulo central indicado.

Dicas:
(1) O triângulo [tex]ABO[/tex] é isósceles.
(2) Toda tangente a uma circunferência é perpendicular ao raio no ponto de tangência.

Problema 9: Na figura, o arco [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{\mathrm{EFA}}[/tex] mede [tex]112^\circ[/tex] e o [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{\mathrm{BCD}}[/tex] mede [tex]86^\circ.[/tex] Calcule o valor de [tex]x.[/tex]

Problema 10: Na figura, o arco [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{\mathrm{BC}}[/tex] mede [tex]130^\circ[/tex] e o [tex]\stackrel{\textstyle\frown}{\mathrm{DE}}[/tex] mede [tex]32^\circ.[/tex] Qual o valor de [tex]\alpha \, [/tex]?

Problema 11: Determine a medida [tex]\theta[/tex] indicada na figura abaixo.

Ângulos centrais, inscritos, excêntricos interiores, excêntricos exteriores e de segmento são genericamente denominados "ângulos em uma circunferência".



Equipe COM – OBMEP

Ir para Sala Inicial

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/angulo-central-e-angulo-inscrito-problemas/