Problema
(Indicado a partir do 7º ano do E. F.)
Eduardo tinha 97 figurinhas de futebol e Robério tinha 11. Eduardo deu algumas de suas figurinhas para Robério e, com isso, ele ficou com o dobro de figurinhas de Robério.
Quantas figurinhas Eduardo deu para Robério?
Solução 1
Seja F o número de figurinhas que Eduardo deu para Robério; então, Eduardo ficou com 97−F figurinhas e isso deve ser o dobro da quantidade de figurinhas de Robério, que é, agora, 11+F. Assim, temos que:
- 97−F=2⋅(11+F).
Resolvendo essa equação, ficamos com 75=3F e, portanto, F=25.
Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.
Solução 2
- Uma vez que Eduardo e Robério possuem juntos 108 figurinhas, desenhamos um quadrado e dentro dele colocamos o 108.
- Agora, representaremos o número de figurinhas de Robério por um "quadradinho", então o número de figurinhas de Eduardo corresponderá a dois "quadradinhos". A partir dessa ideia, montamos o esquema seguinte.
- Precisamos distribuir as 108 figurinhas por três "quadradinhos" e obtemos, então, 1083=36. Esse resultado corresponde ao valor de cada quadradinho.
- Robério: 36 figurinhas;
- Eduardo: 72 figurinhas.
- Como Robério possuía 11 figurinhas e terminou com 36, ele recebeu 36−11=25 figurinhas de Eduardo.
Com a substituição das 36 figurinhas em cada quadradinho, obtemos a quantidade de figurinhas de cada um dos dois amigos, após Eduardo ter dado algumas de suas figurinhas para Robério:
Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.
Solução 3
Eduardo possuía 97 figurinhas e Robério possuía 11. No total temos 108 figurinhas.
No problema fala que Eduardo ficará com o dobro de figurinhas de Robério, ou seja, Eduardo terá 2 partes do total e Robério 1 parte do total. Sendo assim, temos:
- Eduardo: 23 de 108, ou seja, 108÷3×2=72 figurinhas.
- Robério: 13de 108, ou seja, 108÷3×1=36 figurinhas.
Inicialmente Robério tinha 11 figurinhas; mas, depois de ganhar figurinhas de Eduardo, ficou com 36, ou seja, Eduardo deu para Robério 36−11=25 figurinhas.
Solução elaborada pelo COM DELTONAUTAS , com contribuições dos Moderadores do Blog.
![]() |
Se você gostou da segunda forma de resolver o problema, conheça a Sala de Estudos Uma maneira diferente de resolver problemas do 1° grau. |