b_Euclides

Euclides de Alexandria

Euclides de Alexandria – professor, escritor, muitas vezes referido como o “Pai da Geometria” – foi um dos matemáticos mais importantes da Grécia Clássica e de todos os tempos. Sua obra Os Elementos é uma das mais influentes na história da matemática, servindo como o principal livro para o ensino de matemática (especialmente geometria) desde a data da sua publicação até o fim do século XIX ou início do século XX. Nessa obra, os princípios do que é hoje chamado de geometria euclidiana foram deduzidos a partir de um pequeno conjunto de axiomas. Euclides também escreveu obras sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.

Euclides de Alexandria


Vida

Sobre a vida pessoal de Euclides não se têm muitos relatos; sua história é pouco conhecida. Acredita-se que ele nasceu, aproximadamente, em 330 a.C. e realizou seus estudos em Atenas. Ele teria vivido e morrido em Alexandria, no Egito
Sabe-se que ele foi convidado a lecionar Matemática na escola instituída em Alexandria por Ptolomeu I, governante do Egito de 323 a.C. a 283 a.C. Nesta escola, Euclides se destacou entre os demais professores pelo método utilizado em suas aulas de Geometria e Álgebra. Sua maneira indicava que ele tinha um grande potencial para explanar as disciplinas que lecionava.


Os Elementos

Depois de convidado para compor o quadro de professores da recém fundada Academia, que tornaria Alexandria no centro do saber da época, Euclides tornou-se o mais importante autor de matemática da Antiguidade greco-romana e talvez de todos os tempos, com sua monumental obra Os Elementos, no estilo livro de texto, foi sua primeira obra, dividida em treze volumes, sendo:
[tex]\quad \bullet[/tex] cinco sobre geometria plana;
[tex]\quad \bullet[/tex] três sobre números;
[tex]\quad \bullet[/tex] um sobre a teoria das proporções;
[tex]\quad \bullet[/tex] um sobre incomensuráveis e
[tex]\quad \bullet[/tex] três (os últimos) sobre geometria no espaço.
 
Escrita em grego, a obra cobria toda a aritmética, a álgebra e a geometria conhecidas até o momento, reunindo o trabalho de seus predecessores, como Hipócrates e Eudóxio, sistematizava todo o conhecimento geométrico dos antigos e intercalava os teoremas já conhecidos com a demonstração de muitos outros, que completavam a obra e davam coerência e encadeamento lógico ao sistema por ele criado. Após sua primeira edição, foi copiado inúmeras vezes e, versado para o árabe, tornou-se o mais influente texto científico de todos os tempos e um dos com maior número de publicações ao longo da história. A teoria nele desenvolvida é uma das mais importantes na trajetória da Matemática, o que levou este livro a ser adotado como prioridade nas aulas desta disciplina, particularmente as de geometria, desde o momento em que foi lançado até fins do século XIX ou princípio do século XX. Esta teoria se tornou conhecida como Geometria Euclidiana.


Outras Obras

Obras de Euclides

Depois da queda do Império Romano, os livros de Euclides foram recuperados para a sociedade europeia pelos estudiosos árabes da península Ibérica. Euclides, além de seu famoso livro Os Elementos, escreveu vários outros com imensurável importância, como:
[tex]\quad \bullet[/tex] Óptica (295 a.C.), sobre a óptica da visão e sobre astrologia, astronomia, música e mecânica;
[tex]\quad \bullet[/tex] Os dados, outro livro de texto, uma espécie de manual de tabelas de uso interno na Academia e complemento dos seis primeiros volumes de Os Elementos;
[tex]\quad \bullet[/tex] Divisão de figuras, sobre a divisão geométrica de figuras planas;
[tex]\quad \bullet[/tex] Os Fenômenos, sobre astronomia;
[tex]\quad \bullet[/tex] Porismos (um dos mais lamentáveis desaparecimentos, este livro poderia conter aproximações à Geometria Analítica);
além de outros com grande importância nos assuntos por ele abordados.



Um vídeo para aprender mais




Fontes:
Infoescola
Livros do Google
Matemática na veia
Socratica
Wikipédia

(Todas acessadas em 21/09/20)

Giovani Heinzen Vicentin, aluno do PIC – OBMEP
Marcos Gabriel Souza Aguiar, aluno do PIC – OBMEP
Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_euclides/