Aplicando a matemática básica – Uma oficina musical

Atividade 4 – Uma oficina musical


notasVocês sabiam que é possível obter sons esfregando o dedo molhado de leve e em círculos na borda de uma taça de cristal?
Não? Então, cliquem AQUI e, na janela que irá abrir, é só clicar na setinha. Depois de assistir ao vídeo, é só fechar a janela que se abriu.
Convencidos? Então assistam ao próximo vídeo e observem que, ao colocarmos quantidades diferentes de água em uma taça, obtemos sons diferentes. É só clicar AQUI e não se esquecer de fechar a janelinha que se abriu, quando o vídeo terminar.
E aí, perceberam a diferença entre os sons? Então como obter sons mais agudos (altos)? Como obter sons mais baixos (graves)?
O próximo vídeo pode ajudar. Para assisti-lo basta clicar AQUI e depois na setinha na janela que irá abrir. Depois de assistir ao vídeo, não se esqueçam de fechar a janelinha que se abriu.
Bacana, não é? Ao esfregar com a velocidade certa a sua borda, a taça começa a vibrar, produzindo um zumbido de tonalidade definida. A frequência do som depende de quanto líquido há na taça: quanto mais cheia a taça, mais difícil fica para ela vibrar e, portanto, menor é a frequência do som, o que produz som grave.
Bem, já que modificando a quantidade de água colocada em uma taça obtemos sons diferentes, então podemos construir escalas musicais utilizando taças de cristal. Logo, é possível produzir músicas com taças de cristal de tamanhos variados e com quantidades variadas de água. Pois é, a nossa oficina é exatamente sobre isso: fazer música usando taças de cristal…

Bons sons, pessoal!

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Fazendo música


I – Material para o ensaio

(i) 12 ou mais taças de cristal.
(ii) Água.
(iii) Um teclado ou outro instrumento para afinação.

II – Um treinamento inicial

Vocês vão precisar “afinar” as taças; então, depois de conseguir o material para construção, vocês devem aprender a tirar som delas. Para isso nem é necessário enchê-las.
Cada um de vocês deve pegar uma taça, molhar o dedo indicador com água (dizem que molhar o dedo em vinagre ajuda) e passá-lo pela borda da taça fazendo movimentos circulares e com uma pequena pressão na borda. Girem o dedo até conseguir identificar um som saindo da taça.

III – Construção

A única coisa a ser feita é afinar as taças e para isso utilizem o teclado ou o instrumento escolhido para a afinação.
Comecem com uma taça vazia e prossiga para as outras, uma a uma, acrescentando água e comparando o tom de cada taça com o tom produzido pelo instrumento escolhido.
Quanto mais taças vocês utilizarem, mais possibilidades de sons vocês terão.

IV – Descobrindo talentos

Soltem o talento de vocês e tentem executar músicas conhecidas utilizando as taças afinadas.
Vocês podem, inclusive, tirar som das taças de maneiras diferentes, simultaneamente: esfregando o dedo sobre a borda de algumas taças e batendo com a colher em outras.
Podem acrescentar outros sons, como sons obtidos quando sopramos na “boca” de uma garrafa de vidro. Isso mesmo, assim como taças com diferentes quantidades de água produzem sons diferentes, garrafas com diferentes níveis de líquido também produzem sons diferentes.
Mas, cuidado! A relação entre a quantidade de água utilizada e a altura do som produzido (grave ou agudo) é diferente quando batemos em uma taça (ou garrafa) ou sopramos na boca da garrafa.

V – Precisam de inspiração?

Vocês conhecem um clássico do cinema dirigido pelo diretor italiano Federico Fellini chamado E la nave va?
Nesse filme há uma deliciosa e inesquecível cena na qual o Momento Musical Nº 3 de Franz Schubert é executado em taças e garrafas na cozinha do luxuoso navio onde o filme se desenrola.
Observem que, depois do concerto, os dois velhos músicos entram em desentendimento, um acusando o outro de ter uma taça desafinada…
Vejam essa hilária cena, clicando na setinha.

VI – Aprimorando a técnica

No próximo vídeo, o instrumento que aparece é o mesmo: taças de cristal contendo diferentes níveis de água e afinadas para reproduzir tons específicos. Mas para produzir os sons, observem que os músicos apenas roçam os dedos nas bordas das taças.

A música executada é “Dance Of The Sugar Plum Fairy” (Dança da Fada do Açúcar) da suite o “O Quebra-Nozes”, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. (Talvez alguns de vocês conheçam essa música da saga de Harry Potter, no cinema.)

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Uma apresentação de gala!


Depois de vocês construírem os instrumentos, afiná-los, escolherem o repertório e muito ensaiarem, temos certeza que já estão craques!
Assim, que tal fazer uma apresentação musical para seus colegas, na escola onde estudam?
E, depois de executarem a última música, dois componentes do grupo podem simular uma discussão como a dos dois músicos do filme de Fellini, para divertir a platéia!

Então, mãos à obra!

Com a devida autorização dos responsáveis pela escola:
escolham um bom dia e horário para realizar a apresentação;
confeccionem cartazes de divulgação da apresentação;
confeccionem cartazes de divulgação científica para o dia da apresentação sobre som e música;
visitem as salas de aula da escola para fazer divulgação do evento.

E não se esqueçam da ajuda imprescindível dos seus
professores de artes, física, matemática e música!



Equipe COM – OBMEP

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