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Linguagem matemática

Implicações e equivalências


Em uma teoria matemática, a partir de conceitos já conhecidos, outros conceitos vão sendo definidos e, portanto, palavras e expressões novas vão, continuamente, surgindo. Mas, independente do assunto, existem algumas expressões e palavras que são utilizadas com frequência e com significados próprios e bem definidos em textos matemáticos; neste tópico, vamos discutir um pouco sobre os significados de algumas delas.
Observamos que o interesse, aqui, não é estudar lógica matemática; queremos, apenas, que vocês se sintam mais seguros e confortáveis quando da leitura e compreensão das definições e proposições que aparecem nas nossas Salas.




Nesta nossa breve discussão, P e Q representarão propriedades que se referem a elementos genéricos de um dado conjunto não vazio U. Assim, por exemplo, podemos ter:

U: conjunto dos triângulos de um plano;
P: T é equilátero;
Q: T é isósceles.

U: conjunto dos números naturais;
P: a é par;
Q: a é múltiplo de 5.

U: conjunto das retas de um plano;
P: r e s são paralelas;
Q: r e s são perpendiculares.

Implicações


Se P e Q são propriedades que se referem a elementos de um dado conjunto não vazio U, então as cinco expressões:

  • se P, então Q
  • P implica Q
  • P acarreta Q
  • P é condição suficiente para Q
  • Q é condição necessária para P

têm todas o mesmo significado. Elas querem dizer, simplesmente, que:

  • todo elemento do conjunto U que tem a propriedade P também tem a propriedade Q.

Para exprimir esse fato, é comum utilizarmos a seguinte notação:PQ. Dessa forma, se considerarmos os conjuntos:
A={aU, tal que a tem a propriedade P}

B={bU, tal que b tem a propriedade Q}
então escrevemos PQ para significar que AB.

Nessas condições, é comum, também, utilizarmos a notação PQ para indicar a negação de PQ. Logo, a notação PQ indica que

  • nem todo elemento do conjunto U que tem a propriedade P também tem a propriedade Q

ou, de outra forma, indica que

  • é possível encontrar, pelo menos, um elemento do conjunto U que tenha a propriedade P e que não tenha a propriedade Q.

Resumindo:

Se P e Q são propriedades que se referem a elementos de um dado conjunto não vazio U, usamos as notações PQ e PQ para indicar que:

  • PQ: todo elemento do conjunto U que tem a propriedade P também tem a propriedade Q.
  • PQ: é possível encontrar, pelo menos, um elemento do conjunto U que tenha a propriedade P e que não tenha a propriedade Q.







Equivalências


Se, novamente, P e Q forem propriedades que se referem a elementos de um dado conjunto não vazio U, também as expressões:

  • P é condição necessária e suficiente para Q
  • P se, e somente se, Q
  • P e Q são equivalentes

têm todas o mesmo significado. Elas querem dizer que "PQ" e "QP", ou seja, que, simultaneamente,

  • “todo elemento do conjunto U que tem a propriedade P também tem a propriedade Q” e “todo elemento do conjunto U que tem a propriedade Q também tem a propriedade P,

fato que denotamos como:PQ. Portanto, se considerarmos, uma vez mais, os conjuntos
A={aU, tal que a tem a propriedade P}

B={bU, tal que b tem a propriedade Q}
então escrever PQ significa que A=B.

Também é comum utilizarmos uma notação para indicar a negação de PQ. Assim, a notação PQ indica que P e Q não são equivalentes, ou seja, que, pelo menos, uma das seguintes situações ocorre: PQ; QP.

Resumindo:

Se P e Q são propriedades que se referem a elementos de um dado conjunto não vazio U, usamos as notações PQ e PQ para indicar que:

  • PQ: PQ e QP;
  • PQ: PQ ou QP.







Algumas observações


\textcolor{#4178a1}{(i)} Observe atentamente a utilização dos símbolos \boxed{\subset \, \, \, \not \subset \, \, \, = \, \, \, \Leftrightarrow \, \, \, \nLeftrightarrow \, \, \, \Rightarrow \, \, \, \nRightarrow} \, :

    • Utilizamos \boxed{\subset \, \, \, \not \subset \, \, \, =} \, entre conjuntos.
    • Utilizamos \boxed{\Leftrightarrow \, \, \, \nLeftrightarrow \, \, \, \Rightarrow \, \, \, \nRightarrow} \, entre propriedades.

\textcolor{#4178a1}{(ii)} O símbolo \Rightarrow não significa “então”.
Assim, não escreva coisas do tipo

  • Se x e y são inteiros ímpares \Rightarrow x+y é um número ímpar.
  • Se 6 | a \Rightarrow 3 | a \, .

O correto seria:

  • "x e y são inteiros ímpares" \Rightarrow "x+y é um número ímpar".
  • \, 6 | a \Rightarrow 3 | a \, .

\textcolor{#4178a1}{(iii)} Quando as frases que descrevem duas propriedades P \, e \, Q forem muito longas, não coloque a implicação \, \, P \Rightarrow Q (ou a equivalência \, \, P \Leftrightarrow Q) no meio de outra frase; isole-a em uma outra linha. Por exemplo:

  • Suponha que x \, e \, y sejam números inteiros. Assim, temos a seguinte propriedade:
    \qquad" x e y ímpares" \Rightarrow "x+y ímpar".







Exemplos


Vamos construir frases matemáticas verdadeiras, utilizando os símbolos \boxed{\Leftrightarrow \, \, \, \nLeftrightarrow \, \, \, \Rightarrow \, \, \, \nRightarrow} \, .
Tente justificar a veracidade de cada uma.

\textcolor{#4178a1}{(i)} Considere
U: conjunto dos triângulos de um plano;
P: T é equilátero;
Q: T é isósceles.
Então:

  • P \Rightarrow Q.
    ou
    "T é equilátero" \Rightarrow "T é isósceles".
  • Q \nRightarrow P.
    ou
    "T é isósceles" \nRightarrow "T é equilátero".
  • P \nLeftrightarrow Q.
    ou
    "T é equilátero" \nLeftrightarrow "T é isósceles".

\textcolor{#4178a1}{(ii)} Considere
U: conjunto dos números naturais;
P: a é par;
Q: a é múltiplo de 5.
Então:

  • P \nRightarrow Q.
    ou
    "a é par" \nRightarrow "a é múltiplo de 5".
  • Q \nRightarrow P.
    ou
    "a é múltiplo de 5" \nRightarrow "a é par".
  • P \nLeftrightarrow Q.
    ou
    "a é par" \nLeftrightarrow "a é múltiplo de 5".

\textcolor{#4178a1}{(iii)} (Ampliando a utilização) Considere:
U: conjunto dos números naturais.
Então:

  • "x é par e y é par" \Rightarrow "x+y é par".
  • "x+y é par" \nRightarrow "x é par e y é par".
  • "x é ímpar e y é ímpar" \Rightarrow "x+y é par".
  • "x+y é par" \nRightarrow "x é ímpar e y é ímpar".




As expressões “se, então” e “se, e somente se” são de extrema importância para a leitura e compreensão de textos de matemática; portanto, vamos resumir e registrar suas características.

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Equipe COM – OBMEP

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