b_Dirichlet

Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet

Dirichlet

O matemático alemão Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet nasceu em 13 de fevereiro de 1805 na cidade de Düren, na qual seu pai era chefe dos Correios. Foi educado na Alemanha e na França, onde foi aluno de Poisson e Fourier. Casou-se com Rebecca Mendelssohn, neta do filósofo Moses Mendelssohn e irmã do compositor Felix Mendelssohn.

Dirichlet é principalmente lembrado por sua contribuição para o campo da teoria dos números e por ter sido um dos primeiros matemáticos a dar a moderna definição formal de uma função.

A primeira contribuição de Dirichlet à Matemática foi em 1825 e tratava sobre o Último Teorema de Fermat. Algum tempo depois, Dirichlet forneceu uma prova completa do Último Teorema de Fermat para o expoente [tex] n = 14[/tex]. Desenvolveu, também, estudos a respeito de condições de convergência de séries trigonométricas e utilizou séries para representar funções arbitrárias. Essas séries foram posteriormente utilizadas por Fourier na resolução de equações diferenciais.

Em 1828, começou a ensinar na Universidade de Berlim, e lá permaneceu até 1855. Também ensinou no Colégio Militar e foi nomeado para a Academia de Ciências de Berlim. Com a morte de Gauss, em 1855, foi oferecida a Dirichlet a sua posição na Universidade de Göttingen.

Dirichlet faleceu em Göttingen no dia 5 de maio de 1859. Após sua morte, em 1863, os artigos de Dirichlet e outros resultados em teoria dos números foram coletados, editados e publicados por seu amigo e colega matemático Richard Dedekind, sob o título Vorlesungen über Zahlentheorie (Palestras sobre Teoria dos Números).

Dirichlet2



Fontes, todas acessadas em julho de 2020:
[1]
[2]
[3]
[4]
Licenças sob Domínio público via Wikimedia Commons.

Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_dirichlet/

Deixe uma resposta