. Jogo: Colhendo laranjas

laranjeiras2

Apresentação

Este jogo simula um pomar de formato triangular com laranjeiras distribuídas em fileiras e cada laranjeira com uma determinada quantidade de frutos a serem colhidos.
O objetivo é descobrir que caminho deve ser feito para colher o maior número possível de laranjas, partindo da laranjeira isolada da primeira fileira e chegando até a última fileira.
Mas cada colheita deve ser otimizada; assim, o caminho deve ser feito de modo a colher laranjas em uma e somente uma árvore por fileira e, apenas, em árvores adjacentes (vizinhas).
O jogo visa exercitar, ludicamente, operações aritméticas com números inteiros, além de desenvolver raciocínio lógico e estratégias de resolução de problemas.

O que você está esperando?
Pegue um cesto e encha-o com laranjas!

cesto




Instruções

1) Selecione o nível e clique no botão Novo Jogo .
2) O jogo consiste de uma determinada quantidade de números (as árvores) distribuídos em linhas, de modo a formar um triângulo. Os números representam a quantidade de frutos a serem colhidos nas respectivas árvores. Para montar um caminho, escolha uma árvore (número) por linha e clique sobre cada uma delas.
3) Caminho: clicando de laranjeira em laranjeira, parta da laranjeira mais alta e vá até a última linha, passando por todas as linhas e seguindo, apenas, as direções “inferior esquerda” ou “inferior direita”.
4) Ao clicar em uma árvore, ela ficará colorida de vermelho e a quantidade de laranjas colhidas até aquele momento será atualizada no campo Soma Atual.
5) Completado um caminho, você pode clicar em Testar Caminho, para saber se a solução foi encontrada.
6) A sua proposta de caminho poderá ser modificada. Para isso, basta clicar no(s) novo(s) número(s) escolhido(s).
7) Para obter uma possível solução e a soma máxima, clique em Mostrar Solução.
8) Você pode jogar quantas vezes quiser: é só clicar em Novo Jogo e tentar um novo desafio.
Boa Sorte!




O jogo

Extraído do Portal da Matemática – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-colhendo-laranjas/

Deixe uma resposta