.Problema: Um pintor equatoriano

Problema
(Indicado a partir do 2º ano do E. M.)


Observe e aprecie a obra abaixo, do importante pintor equatoriano Oswaldo Guayasamín. Essa obra é um mural móvel cujo nome é Los mutilados.
Em seguida, leia a nota que segue.
Guayasamín

“Este mural é uma homenagem do artista aos mutilados de todas as guerras. Nele, Guayasamín trabalhou durante 8 anos, a partir de 460 rascunhos prévios. O mural é composto por 6 painéis quadrados que podem ser colocados em seis diferentes lugares cada um e girados em 4 posições distintas, de modo que existem . . . . formas diferentes de vê-lo.”

Complete a lacuna do texto acima e explique como fazer para chegar ao número obtido.
Considere que os painéis devem ser colocados nesta disposição: 2 linhas e 3 colunas; de modo que os lados dos painéis adjacentes coincidam. (Na ilustração apresentada você pode ver um exemplo de composição dos seis painéis.)
 

Convite:
Conheça um pouco sobre Oswaldo Guayasamín e sua arte, clicando AQUI.

Solução


1) O texto completo

“Este mural é uma homenagem do artista aos mutilados de todas as guerras. Nele, Guayasamín trabalhou durante 8 anos, a partir de 460 rascunhos prévios. O mural é composto por 6 painéis quadrados que podem ser colocados em seis diferentes lugares cada um e girados em 4 posições distintas, de modo que existem 2 949 120 formas diferentes de vê-lo.”

2)Justificativa para as 2 949 120 formas diferentes
Observe que

  • são 6 painéis que podem ser trocados de posição entre si, o que resulta em 6! possibilidades distintas de trocas;
  • para cada uma dessas possibilidades, cada painel pode ser girado em 4 posições (giros de 90°), resultando em um total de 46 situações possíveis.

Assim, pelo Princípio Multiplicativo, teremos 6! × 46 = 2 949 120 formas diferentes de visualizar o mural do artista.



Você pode utilizar o aplicativo abaixo para obter 4.096 das 2.949.120 maneiras de ver o mural “Los mutilados”, de Oswaldo Guayasamín.

Um applet para se inspirar


No applet, os seis painéis estão fixos; mas você poderá rodar cada um deles segundo ângulos de 90°, no sentido anti-horário.
Instruções:
(1) Espere o applet carregar. (Ele pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para rodar um painel, basta clicar sobre ele com o botão esquerdo do mouse. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente em um painel para rodá-lo.)
(3) Se quiser voltar todos painéis para a posição inicial do mural, clique nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito do aplicativo.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra
Imagem do painel fixo extraída do site Blog da Vovó Neuza


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/um-pintor-equatoriano/

Deixe uma resposta