b_G W Leibniz

Gottfried Wilhelm Leibniz

Leibniz
Gottfried Wilhelm Leibniz (Leipzig, Alemanha, 1646 – 1716) foi uma das mais brilhantes inteligências de todos os tempos, cuja cultura abrangia, além da Matemática, o Direito, a História, a Filosofia, a Política, a Lógica, a Filologia, a Geologia e a Teologia. Ingressou na universidade aos quinze anos de idade e, aos dezessete, já era bacharel. Entre 1672 e 1676, então um jovem diplomata, Leibniz viveu em Paris, onde se tornou amigo de Cristiaan Huygens, um dos maiores físico-matemáticos da época.

Huygens o apresentou à Matemática de alto nível e Leibniz rapidamente absorveu os conhecimentos existentes, passando a suas próprias descobertas. Embora seus trabalhos sobre o Cálculo (cuja descoberta é creditada a ele e a Isaac Newton) tenham sido publicados após 1684, manuscritos preservados comprovam que sua essência já era compreendida em 1676. Também a Leibniz é atribuída a criação do termo “função” para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer situado nela.

Leibniz criou uma máquina de calcular superior a de Pascal, além de ter escrito muitos tratados. Os métodos de Leibniz e suas preocupações, muitas vezes anteciparam a lógica e a analítica, assim como a filosofia da linguagem do século XX.

Leibniz teve grandes contribuições para a estática e a dinâmica emergentes sobre ele, várias vezes em desacordo com Descartes e Newton. Ele desenvolveu uma nova teoria do movimento (dinâmicas) com base na energia cinética e energia potencial, que postulava o espaço como relativo, enquanto Newton sentira fortemente o espaço como algo absoluto. Assim, ele antecipou Albert Einstein, argumentando, contra Newton, que o espaço, tempo e movimento são relativos, não absolutos. Aqueles que defendem a filosofia digital, uma direção recente em cosmologia, alegam Leibniz como precursor.

Antes de Leibniz, há somente registros muito limitados quanto ao sistema binário. Em 1679, Leibniz sentou-se e produziu, em latim, um manuscrito até hoje preservado. Nele se encontra uma detalhada aritmética do sistema binário moderno. Apenas em 1940 este manuscrito recebe a merecida atenção, frente à percepção de que a linguagem de computadores e as telecomunicações dependeriam diretamente daquele sistema binário.

Leibniz terminou sua vida esquecido e abandonado, trabalhando para a família real dos Brunswick, de quem escreveu a genealogia por muitos anos. Ao morrer, foi sepultado na igreja de São João, em Hannover, Alemanha. Seu camareiro dos últimos anos foi a única pessoa presente em seu funeral.


Uma máquina de calcular de 1695

Abaixo vemos detalhes de uma das máquinas de calcular desenvolvida por Leibniz e com a qual era possível somar, subtrair, multiplicar e dividir. Leibniz concebeu a máquina em 1673, mas ela foi construída em 1694. O primeiro modelo foi construído para cálculos com 12 dígitos; mais tarde foi feita uma versão para cálculos com 16 dígitos. Uma dessas máquinas pode ainda ser vista no Museu Kastner , em Hannôver.

Leibniz3 Leibniz2
Leibniz4
Clicando AQUI é possível encontrar um texto do próprio Leibniz sobre a sua máquina. O texto foi escrito em 1685, depois de a máquina ter sido inventada, mas foi publicado somente em 1897, na revista Dei Zeitscbrift fur Vermessungswesen, após a morte de Leibniz.
O manuscrito tem o título: “Machina arithmetica in qua non additio tantum et subtractio sed et multiplicatio nullo, divisio vero paene nullo animi labore peragantur”.


Algumas homenagens a Leibniz

Estátua de Leibniz em Leipzig, Alemanha

Estátua de Leibniz em Leipzig, Alemanha.


Estátua de Leibniz em Göttingen, Alemanha.

Estátua de Leibniz em Göttingen, Alemanha.


Selo alemão de 1980.

Selo alemão de 1980.


Universidade de Hanôver Gottfried Wilhelm Leibniz

Universidade de Hanôver Gottfried Wilhelm Leibniz

A Universidade de Hanôver foi oficialmente denominada Universidade de Hanôver Gottfried Wilhelm Leibniz, em homenagem a Leibniz.


Leibniz_ast1


Leibniz (asteroide 5149) é um asteroide da cintura principal, a 2,681951 UA. Possui uma excentricidade de 0,1508919 e um período orbital de 2 050,33 dias (5,62 anos). Leibniz tem uma velocidade orbital média de 16,75902785 km/s e uma inclinação de 0,7479º.
Este asteroide foi descoberto por Cornelis van Houten e Tom Gehrels. Seu nome é uma homenagem ao filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz.


Curiosidades

 
Leibniz_caricaturaUma caricatura de Leibniz.


 
Leibniz1Assinatura de Leibniz.


 
Leibniz_paginaPágina do artigo “Explication de l’Arithmétique Binaire”, 1703/1705, de Leibniz.


 
Primeira página do manuscrito de Monadology

Primeira página do manuscrito de Monadology – obra de Leibnz sobre filosofia


Um pouco do filósofo Leibniz

   ➙     http://super.abril.com.br/cotidiano/monadologia-445966.shtml
   ➙    http://www.leibnizbrasil.pro.br/leibniz-traducoes/monadologia.htm



Fontes:
[1]
[2]
[3]
[4]
[5]
(Todos os links desta página foram acessados em 01/01/21.)

Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_g-w-leibniz/