Processing math: 100%

(A) Problemão: Dois retângulos e dois quadrados

Clique no botão abaixo para visualizar o problema.

Problema
(Indicado a partir do 9º ano do E. F.)


Que relações algébricas podemos deduzir a partir da imagem abaixo, na qual visualizamos dois retângulos iguais e dois quadrados não necessariamente iguais?

 

Você pode utilizar um APPLET para ajudar na solução do problema. É só clicar no botão abaixo!

Instruções:
(1) Espere o applet carregar. (O aplicativo pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para transladar qualquer quadrilátero, clique sobre ele com qualquer botão do mouse, mantenha o mouse pressionado e faça o movimento. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente no quadrilátero e fazer o movimento.)
(3) Para rodar qualquer quadrilátero, clique com qualquer botão do mouse sobre o vértice destacado, mantenha o mouse pressionado e rode-o. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente no ponto e fazer o movimento.)
(4) Para modificar o comprimento dos lados de um dos quadrados, e os lados correspondentes dos retângulos, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ponto a (ou b), mantenha o mouse pressionado e movimente-o horizontalmente.
(5) Para reiniciar o processo, clique nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito do aplicativo.
(6) Você pode usar o aplicativo fora do Fórum dos Clubes, utilizando este link:
https://www.geogebra.org/m/q2xpbewh

É só copiar e usar!


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra
Observamos que o applet ajuda na visualização da resposta;
mas, matematicamente, não substitui sua demonstração.

 

Solução 1


– Se o comprimento do lado do quadrado menor é a, a sua área é dada por aa=a2.
– Se o comprimento do lado do quadrado maior de b, a sua área é dada por bb=b2.
– Os dois retângulos possuem lados medindo a e b, logo suas áreas são dadas por ab.
Podemos juntar os dois quadrados e os dois retângulos para formar um único quadrado de lados a+b, como mostrado na figura abaixo.

A aérea deste novo quadrado é dada por (a+b)(a+b)=(a+b)2
Como formamos o quadrado de lado (a+b) utilizando as figuras mostradas no enunciado, a sua área será igual a soma da área de todas elas, ou seja:
(a+b)2=a2+b2+ab+ab
 (a+b)2=a2+2ab+b2 .
Assim, podemos notar que acabamos de fazer uma demonstração geométrica do produto notável do quadrado de uma soma!


COM Potências de Euler (EECIT Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque – Patos, PB).
Equipe COM – OBMEP.

 

Solução 2


Vamos, agora, considerar a>b>0. Teremos, então um quadrado rosa maior do que o verde, mas as expressões das áreas se mantêm:
– O comprimento do lado do quadrado maior é a e a sua área é aa=a2.
– O comprimento do lado do quadrado menor é b e a sua área é bb=b2.
– Os dois retângulos possuem lados medindo a e b e suas áreas são ab.

Vamos inserir os dois retângulos dentro do quadrado maior e calcular a área rosa que não ficou coberta. Observe a figura abaixo e note que essa região rosa é um quadrado de área (ab)2.

Mas como calcular essa área utilizando os dois retângulos que a definiram?
Observe que a área do quadrado de área de (ab)2 também pode ser assim calculada:
– Partimos da área total do quadrado original rosa (a2).
– Retiramos duas vezes a área do retângulo (ab).
– Como a área correspondente ao quadradinho rosa de lado b está sendo retirada duas vezes pela operação anterior, adicionamos o quadradinho verde na construção geométrica, para que as relações algébricas fiquem corretas.

Dessa forma, segue que:
(ab)2=a2abab+b2 (ab)2=a22ab+b2 .
O que fizemos agora foi uma demonstração geométrica do produto notável do quadrado de uma diferença!


COM Potências de Euler (EECIT Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque – Patos, PB).
Equipe COM – OBMEP.

 

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