Processing math: 100%

.Probleminha: Bônus

✏ Link do problema para dispositivos da Apple.

Problema
(Indicado a partir da 1ª série do E. M.)


Uma empresa de telefonia concedeu a seus funcionários um bônus de fim de ano cujo valor era diretamente proporcional ao percentual da meta (estabelecida pela empresa) alcançada pelo funcionário e inversamente proporcional ao número de reclamações médias mensais provenientes do setor em que o funcionário trabalha, recebidas pela ouvidoria da empresa.
Um funcionário pertencente a um setor que recebeu, em média, 150 reclamações mensais, atingiu 60% da meta estabelecida e foi bonificado com R$ 2.400,00.
Determine o valor da bonificação de um outro funcionário que atingiu 80% da meta estabelecida e trabalha em outro setor que recebeu, em média, 120 reclamações mensais.

Extraído de Matemática. Volume Único. IEZZI, et al.

Solução


Vamos denotar por B o bônus recebido por um funcionário que cumpriu p% da meta, pertencente a um setor com um número mensal médio de n reclamações. De acordo com as regras da empresa, é válida a fórmula
B=c×pn,
em que c denota a constante de proporcionalidade.
Assim, o funcionário que atingiu 80% da meta estabelecida e que trabalha em um setor com 120 reclamações mensais deve receber um bônus B1 dado por:
B1=c×80120.
Nosso problema estará resolvido quando descobrirmos o valor de c. Como c é a constante de proporcionalidade da fórmula, ela terá o mesmo valor para cada funcionário; assim, podemos usar as informações do bônus do primeiro funcionário para o cálculo de c.
Observe:
2400=c×60150c=240015060=6000.
Portanto, o funcionário que atingiu 80% da meta estabelecida e pertence a um setor com 120 reclamações mensais deve receber uma bonificação de
B=6000×80120=4000,
ou seja, uma bonificação de R$ 4.000,00.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha-bonus/

Deixe uma resposta