b_Hipátia de Alexandria

Hipátia de Alexandria
A matemática visionária do século IV

Imagem extraída de Wikipédia (Acesso em 08/12/23)

     Hipátia de Alexandria foi uma matemática da Antiguidade Tardia (período de transição entre a Antiguidade Clássica e a Idade Média, entre os anos 300 e 600). Nascida por volta de 360 d.C. em Alexandria, Egito, ela desempenhou um papel crucial na preservação do conhecimento matemático clássico e no avanço do pensamento científico em um período de turbulência histórica e intelectual. Ela também se destacou por suas habilidades como palestrante e professora.


Formação e Educação

     Hipátia era filha de Theon de Alexandria, um renomado matemático e astrônomo da época. Ela recebeu uma educação excepcionalmente sólida, tendo seu pai como tutor. Seu vasto conhecimento abrangeu Matemática, Astronomia, Filosofia, Poesia e outras áreas, o que a tornou uma das mais eruditas mulheres da sua época. Alguns autores afirmam que ela estudou em Atenas, Grécia, e quando retornou para Alexandria tornou-se professora de Matemática e de Filosofia.


Contribuições Matemáticas

     Não há evidências de que Hipátia desenvolveu pesquisas matemáticas originais. Ao que tudo indica, ela elaborou comentários sobre alguns textos de matemática, como era costume na época.

Na Geometria, Hipátia elaborou comentários sobre os escritos de Euclides, elucidando e aprimorando muitos dos teoremas e conceitos fundamentais da geometria. Ela também reescreveu um tratado sobre As Cônicas do filosofo e professor grego Apolônio de Perga, tornando o documento mais acessível.
Na Álgebra e Aritmética, ela teria desenvolvido métodos de resolução de equações lineares e quadráticas. Hipátia escreveu comentários sobre a Aritmética de Diofanto de Alexandria; suas reinterpretações simplificaram os conceitos de Apolônio.

     Muitas das contribuições de Hipátia foram perdidas; mas sabe-se que ela foi uma eminente professora de Matemática!


Preservação do Conhecimento Clássico

     Durante um período de declínio da biblioteca de Alexandria e da cultura clássica, Hipátia desempenhou um papel crucial na preservação do conhecimento. Ela copiou e comentou obras matemáticas e filosóficas antigas, garantindo que os escritos de autores como Euclides e Ptolomeu não se perdessem.


Filosofia e Neoplatonismo

     Além de suas contribuições matemáticas, Hipátia era uma filósofa neoplatônica. Seu ensino e escritos influenciaram muitos estudiosos de sua época, incluindo importantes figuras do neoplatonismo, como Sinésio de Cirene.


Morte e Legado

     Hipátia nunca se casou e não teve filhos. Sua vida chegou a um fim trágico em Alexandria, entre 415 e 416 d.C., quando foi brutalmente assassinada. Não se sabe exatamente o que teria motivado o assassinato dela: Motivação política? Motivação religiosa? Motivação sexista?
     O legado de Hipátia perdura, no entanto, por meio de suas contribuições à Matemática e à preservação do conhecimento, além de ser a primeira, ou uma das primeiras, mulher matemática que a História regista.

Representação da morte de Hipátia de Alexandria
Imagem extraída de Wikipédia (Acesso em 08/12/23)


Um filme

     Hipátia ganhou um filme para contar a sua história, ainda que sem muita precisão histórica: a produção espanhola Alexandria, que estreou em 2009.

Clique na setinha para assistir ao trailer



Fontes:
[1] Dzielska, Maria. (1996). “Hypatia of Alexandria.” Harvard University Press.
[2] O’Connor, J. J., & Robertson, E. F. (2000). “Hypatia of Hypatia.” School of Mathematics and Statistics, University of St Andrews, Scotland. MacTutor – Último acesso em 08/12/23.
[3] Deakin, Michael A. B. (2007). “Hypatia and Her Mathematics.” The American Mathematical Monthly, 114(3), 197-210.
[4] Gomes, Vanessa de Souza. “A Vida de Hipátia de Alexandria.” Mulheres na Matemática – Último acesso em 08/12/23.
[5]”Conheça Hipátia de Alexandria, a primeira mulher matemática da história.” Revista Galileu – Último acesso em 08/12/23.

COM Epifania Matemática (Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo – Goiânia, GO)
Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_hipatia-de-alexandria/