.Problema: Tartaruga X Lebre

Link do problema para dispositivos da Apple.

Problema
(Indicado a partir do 9º ano do E. F.)


Imagem extraída de EMEEEIF Madre Cecilia. (Acesso em 07/12/23)

Uma tartaruga desafia uma lebre para uma corrida. A lebre aceita o desafio e rapidamente corre à frente, deixando para trás a lenta tartaruga. Confiante de que vai vencer, a lebre para e decide tirar uma soneca. Enquanto isso, a tartaruga anda em um ritmo lento e constante durante toda a corrida. A lebre acorda e corre para a linha de chegada, mas ao chegar lá, encontra-se com a tartaruga. Qual dos gráficos a seguir corresponde à descrição da corrida, mostrando a distância percorrida pelos dois animais ao longo do tempo do início ao fim?
Justifique.

Extraído de https://artofproblemsolving.com/.

Solução


Observe que:

  • Primeiro, a tartaruga anda a uma velocidade constante, então o gráfico distância [tex]\times[/tex] tempo correspondente à tartaruga é uma linha reta, excluindo, com isso, o item D.
  • Segundo, quando a lebre está em repouso, a distância permanecerá a mesma, ou seja, teremos um segmento horizontal no gráfico correspondente à lebre, o que exclui os itens E e C.
  • Terceiro, a tartaruga vence a corrida, o que significa que a lebre, com velocidade não constante, alcança a distância máxima num tempo posterior ao da tartaruga, descartando o item A.

Portanto, o item B é o único que cumpre todos os requisitos.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Participaram da discussão os Clubes: Puzzlers [tex]\pi[/tex]rados ; Numeradores ; Geomestres Slay ; Fibonacci ; Phidias ; Exponenciais ; Os Últimos Alunos de Fermat ; Obmépicos ; Amigoritmos ; Potências de Euler.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/problema-tartaruga-x-lebre/