.Problema: As verdes valentes

Link do problema para dispositivos da Apple.

Problema
(Indicado a partir do 8º ano do E. F.)


“Um dos grandes benefícios das árvores é sua capacidade de sequestrar dióxido de carbono [tex](CO_2)[/tex] e armazenar carbono. O processo de sequestro de [tex]CO_2[/tex] da atmosfera ocorre pela fotossíntese e parte é armazenada na biomassa da árvore (carbono acumulado ou estoque de carbono). O carbono sequestrado usado para o crescimento da árvore se acumula nos troncos, galhos e folhas, e outra parte é transferida para as raízes e solo. Espécies distintas conseguem sequestrar diferentes quantidades de carbono, dependendo das suas características.”

Disponível em: https://www.ecycle.com.br/4844-arvores.html. Acesso em: 25 mar. 2021.



(Adaptada de NZMaths) De acordo com um estudo de 2018 publicado na Nature Climate Changes, os seres humanos lançam mais de 44 bilhões de toneladas de [tex]CO_2[/tex] na atmosfera todos os anos. O turismo contribui com até 11% dessas emissões, com os voos representando a maior parte (mais detalhes aqui).
Para tentar minimizar o efeito das emissões de carbono causadas pelas viagens aéreas a trabalho de seus funcionários, uma empresa utilizou uma calculadora de emissões de carbono e estimou que cada funcionário desprende, em média, 1 000 kg de carbono por ano na atmosfera. Uma iniciativa verde dentro da própria empresa sugeriu que, se cada funcionário plantasse duas árvores de certa espécie por ano, a emissão de carbono de suas viagens aéreas seria, de alguma forma, compensada.
Assumindo que a vida média desse tipo de árvore é de 50 anos e que as estimativas são razoáveis, quantos gramas de carbono uma árvore desse tipo compensa por semana?

Solução


Observe que a compensação de [tex]1\,000\text{ kg}[/tex] de carbono vem de [tex]2[/tex] árvores vivendo por [tex]50[/tex] anos cada, ou seja, a compensação de [tex]1\,000\text{ kg}[/tex] de carbono corresponde à ação anual de [tex]100[/tex] árvores.
Assim, por ano, uma árvore compensa em média
[tex]\qquad \dfrac{1000}{100}=10\text{ kg}[/tex] de carbono.
Mas, sabemos que [tex]1 \text{ kg}[/tex] corresponde a [tex]1000 \text{ g}[/tex]; assim, uma árvore compensa em média, por ano,
[tex]\qquad 10\times 1000=10\,000\text{ g}[/tex] de carbono.
Um ano possui [tex]\dfrac{365}{7}\approx 52,14[/tex] semanas; logo, a compensação semanal de carbono por cada árvore dessa espécie é, em média, [tex]\fcolorbox{black}{#C5F9CD}{$ \dfrac{10000}{52,14}\approx 191,79 \text{ g}$}\,.[/tex]


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/problema-as-verdes-valentes/