Voltar para Vídeo 005

Resenha_013: O Bilhar, o Dentista e o Teatro São Carlos




Vídeo: O Bilhar, o Dentista e o Teatro São Carlos
Título: Mundo das Elipses

Em “O Bilhar, o Dentista e o Teatro São Carlos”, mais um vídeo da série Isto é Matemática, invadiremos o mundo das elipses!
Veremos o que são, de fato, elipses, e o quanto elas estão presentes em nosso dia a dia: mais do que você imagina! Desde um simples prato observado da direção certa até a órbita dos planetas em torno do Sol.

Vemos a função prática das elipses e dos seus focos para o som no Teatro São Carlos, para as bolas de bilhar e para a luz da cadeira do dentista.

Para saber mais sobre essa curiosa forma geométrica e suas utilidades,
clique na telinha e boa ópera,
ops, bom passeio!



Por Andressa Wickert Kreutz
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: O Bilhar, o Dentista e o Teatro São Carlos
Título da Resenha: Uma circunferência esquisita

Antes de tudo, uma charada: o que há de comum entre a luz da cadeira do dentista, o teatro de São Carlos e a órbita da Terra? Se você responder –aparentemente nada-, eu concordo com você. De fato, estes exemplos não possuem nada de especial em comum, a não ser algo ligado a uma forma que também pode ser facilmente encontrada: nesses exemplos podemos encontrar uma elipse.

O episódio “O Bilhar, O Dentista e O Teatro São Carlos”, da série Isto é Matemática, mostra algumas propriedades e curiosidades a respeito de uma forma que passa despercebida e, muitas vezes, é julgada como uma circunferência esquisita: sim, me refiro à elipse.

A elipse é uma secção de um cone atravessado por um determinado plano; ela possui dois focos que, influenciados pela distância, definem o seu formato. Um exemplo curioso é a circunferência, que é um caso particular, onde focos se encontrar no centro do círculo, o que mostra que não é a elipse se trata de uma circunferência estranha, é, mais ou menos, o contrário…

O vídeo mostra, de forma humorística, várias utilizações e exemplos dessa forma tão peculiar.

Assista ao vídeo, pois "Isto é Matemática"!



Por Gabriela Rodrigues Andrade
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: O Bilhar, o Dentista e o Teatro São Carlos
Título da Resenha: As Elipses e suas Curiosidades

Você sabe o que é uma elipse?

Se você não souber vai aprender nesse vídeo e se você já souber, vai aprender novamente de um modo bastante divertido e interessante, neste episódio da série Isto é Matemática, apresentado pelo matemático Rogério Martins.

No Teatro São Carlos, você vai ver uma elipse projetada com uma luz sobre o palco e aprenderá muito com as demonstrações feitas, como por exemplo, quando os dois focos de uma elipse se juntam, forma-se uma circunferência.

As elipses estão em todo lugar. Você já pensou que a órbita da Terra em torno do Sol é uma elipse? Já pensou que objetos tão comuns, como um prato ou um copo com água podem definir uma elipse, se visualizados de certos ângulos? Já pensou que a luz da cadeira do dentista pode ter algo a ver com matemática?

E um jogo de bilhar com apenas um buraco, em um dos focos de uma mesa com forma de elipse? Será que jogar assim é tão fácil que dá até pra jogar de olhos vendados?

Descubra as respostas e divirta-se,
assistindo a mais este brilhante episódio da série Isto é Matemática!



Por Jonas Cassiano Costa
aluno do PIC – OBMEP









Vídeo: O Bilhar, o dentista e o Teatro São Carlos
Título da Resenha: A voz da elipse

Neste, um dos primeiros episódios da série portuguesa *Isto é Matemática*, é apresentada a *elipse*, que é conhecida como uma superfície cônica (pois é obtida por um corte transversal de um cone), e várias propriedades interessantes, como a propriedade refletora, algumas relações com esferas, a presença nas órbitas dos planetas, o seu uso prático na atualidade e até mesmo na Lua!

O professor Rogério Martins nos leva ao Teatro Nacional São Carlos, em Portugal, onde, com ajuda de ópera, mostra sua beleza e, sobretudo, a da Matemática!

É um ótimo episódio, assim como os outros da série.



Por Marcantônio Soares Figueiredo
aluno do PIC – OBMEP









Título da Resenha: Conhecimento “elíptico”
Subtítulo: A forma que está por toda parte
Vídeo: O Bilhar, o Dentista e o teatro de São Carlos
Série “Isto É Matemática” – Sociedade Portuguesa de Matemática

O que há de Matemática no bilhar, no dentista e no Teatro de São Carlos (Lisboa, Portugal)? Neste pequeno vídeo, a resposta virá, de forma clara e instigante, por meio das divertidas explicações do português Rogério Martins, matemático e professor.

Se você sempre achou que a circunferência é a figura que mais se aproxima da perfeição, talvez se surpreenda com o fato de que ela é apenas um caso especial de outra forma… Exatamente aquela que se encontra no bilhar, na luz da cadeira do dentista e no Teatro! E de maneira ainda mais surpreendente, não apenas nesses lugares, mas também na Lua que observamos e na órbita da Terra! Já desconfiou qual é essa forma? Confira sua resposta no incrível episódio da série!

Tenho certeza de que você se admirará com as explicações, aplicações e, enfim, com a notável parcela de matemática que está presente no vídeo! Isso sem contar a bela voz da cantora do Teatro! Os cenários, aparentemente, nada têm a ver com matemática, mas, até nos ambientes mais inusitados, podemos dizer sem pestanejar:

Isto é Matemática!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP




Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-5/resenha_013-o-bilhar-o-dentista-e-o-teatro-sao-carlos/

Deixe uma resposta