. Jogo: A cerca

A cerca


Na cerca da figura, movimente 14 palitos para obter três quadrados.

CERCA


Com o aparato abaixo você poderá fazer algumas tentativas para ajudar na solução.
Bom proveito!

Instruções:
(1) Espere o applet carregar. (O aplicativo pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para transladar qualquer palito, clique sobre ele, exceto na cabeça, mantenha o mouse pressionado e arraste-o. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente na janela do aplicativo e fazer o movimento.)
(3) Para rodar um palito, clique sobre a cabeça dele ( pequeno círculo vermelho), mantenha o mouse pressionado e rode-o. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente na janela do aplicativo e fazer o movimento.)
(4) Você poderá fazer um movimento “mais fino” de um palito utilizando seu teclado.
– Na translação, clique sobre qualquer ponto do palito, exceto na cabeça, com o botão esquerdo do mouse. Em seguida, mantenha a tecla Shift do teclado apertada e faça os movimentos utilizando as teclas “mover para cima” ; “mover para baixo” ; “mover para direita” ; “mover para esquerda”.
– Na rotação, clique sobre a cabeça do palito com o botão esquerdo do mouse. Em seguida, mantenha a tecla Shift do teclado apertada e faça os movimentos utilizando as teclas “mover para direita” ; “mover para esquerda”.
(5) Se quiser voltar para a posição inicial do jogo, clique nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito do aplicativo.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra


Equipe COM – OBMEP

Se for conveniente, você pode utilizar o applet off-line. Para isso, copie o arquivo abaixo e abra-o no GeoGebra do seu computador ou tablet.
Mas não se esqueça de visitar este site e fazer a instalação da versão do GeoGebra adequada ao seu dispositivo.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-a-cerca/